19/02/2014

.
HOJE NO
"A BOLA"

Clarisse Cruz renuncia à Seleção
 

Clarisse Cruz anunciou, em comunicado, que não voltará a representar Portugal em competições internacionais, equacionando mudar de nacionalidade.

«No seguimento da informação enviada pela área administrativa e financeira da FPA e pelo vice-presidente Paulo Bernardo, renuncio e abdico de representar a Federação Portuguesa de Atletismo em qualquer competição internacional», escreveu a atleta do Sporting, olímpica em Pequim-2008 (34.ª) e Londres-2012 - 11.ª na final dos 3000m obstáculos, com recorde pessoal na eliminatória (9.30,06 m) -, referindo-se à comunicação do valor da Bolsa de Formação Desportiva de 150 euros mensais atribuída para 2014.

«É uma decisão irreversível», garantiu o representante da atleta de 35 anos, Hugo Pinto. «A Clarisse não vai aos Europeus [em agosto], mas continuará a competir, para estar nos Mundiais de 2015 e nos Jogos de 2016. Não receia representar outro país. Espanha e França são opções, tal como um país de língua portuguesa.»

Em causa, para a atleta que trabalha na Câmara Municipal de Ovar, está, além do valor da bolsa, uma alegada dívida da federação, relativa a um estágio em altitude realizado em Font Romeu (França), em maio de 2013. «A federação tinha concordado pagar os quilómetros, porque levámos o nosso carro, e o ordenado que a Clarisse perdia nesse mês. Seriam cerca de 1500 euros. Em 2013, a bolsa da Prepol, de 850 euros, esteve quase sempre atrasada, fizemos provas de estrada para ganhar dinheiro e chegámos a ter luz e água cortadas», contou. «Além disso, a Clarisse tem um problema físico que tratava no Departamento Médico da federação. É impossível pagar do seu bolso.»

A FPA reagiu, apelando a que Clarisse «reconsidere» e esclarecendo que a atleta recebia uma bolsa paga pelo Comité Olímpico até dezembro. «A partir de janeiro de 2014, e no âmbito do Alto Rendimento, a direção atribuiu uma Bolsa de Formação Desportiva, paga diretamente pela FPA» e atribuída a atletas que não estão na Prepol. Discrimina valores comparticipados no referido estágio, incluindo «450,90 euros para transportes e portagens», sublinhando que o treinador, António Beça, escreveu «na Ficha de Atividade apresentada a 12 de março»:

«A Clarisse abdica do ordenado durante este tempo, 28 de abril a 27 de maio».
Assegura ainda que a atleta «tem acesso a dois Centros de Apoio Médico da FPA» em Lisboa e na Maia. 
  
* Grande confusão, alguém esclareça.

.

Sem comentários: