28/02/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Graham’s, Pintas e Soalheiro 
no “top” dos vinhos portugueses

Douro e Alentejo dominam lista dos melhores do ano, avaliados durante a Essência do Vinho, o maior evento português do sector, que termina no domingo. O hotel Yeatman, em Gaia, venceu prémio internacional de enoturismo.
 .
O vinho do Porto “Graham’s The Stone Terraces Vintage 2011”, produzido pela Symington, o tinto do Douro “Pintas 2011”, elaborado pela Wine & Soul, e o branco da região dos Vinhos Verdes “Soalheiro Primeiras Vinhas 2012”, do projecto VinuSoalheiro. São estes os vencedores do “Top 10 Vinhos Portugueses”, escolhidos esta sexta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto.

Em prova e avaliação por parte de 18 jurados – críticos, “sommeliers”, líderes de opinião e jornalistas de Portugal, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia e Reino Unido – estiveram um conjunto de 55 vinhos: dez Porto Vintage 2011, 13 brancos e 32 tintos, que foram pré-seleccionados pela revista “WINE” de acordo com as classificações obtidas ao longo do último ano.

Para o “top 10” foram então escolhidos o melhor Porto Vintage, o melhor branco e os oito tintos que ficaram mais bem classificados. Da lista constam ainda o “Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2011” (Alentejo, Sociedade Agrícola D. Diniz); “Quinta de São José Grande Reserva 2011” (Douro, João Brito e Cunha); “Quinta da Touriga Chã 2011” (Douro, Jorge Rosas); “Estremus 2011” (Alentejo, J. Portugal Ramos); “CV – Curriculum Vitae 2011” (Douro, Lemos & Van Zeller); “Marias da Malhadinha 2010” (Alentejo, Herdade da Malhadinha Nova); e “Procura 2011” (Alentejo, Susana Esteban).

Os vencedores vão ser distinguidos esta noite durante um jantar em que a Câmara do Porto, que integra as “Great Wine Capitals” – rede de grandes vinhedos do mundo, vai também atribuir os prémios de enoturismo “Best of Wine Tourism 2014”. O Centro Multimédia Porto Cruz (Gaia, na categoria “Experiências Inovadoras”), Morgadio da Calçada (Douro, “Arquitectura e Paisagem”), Quinta do Tedo (Douro, “Serviços”) e o VINUM (Gaia, “Restaurantes Vínicos”) obtiveram as distinções nacionais, enquanto o hotel Yeatman conquistou o prémio internacional na categoria de alojamento.

Despesa diária de 270 euros
Estas distinções fazem parte do programa da 11.ª edição do “Essência do Vinho”, que arrancou na quinta-feira e decorre até domingo no Porto, onde 350 produtores esgotaram o espaço disponível para dar a conhecer (e a provar) mais de três mil vinhos aos perto de 20 mil visitantes esperados.

Um inquérito do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, realizado durante a última edição, mostrou que, entre os visitantes que pernoitaram no Porto, 83% ficaram alojados em hotéis – e um em cada três dormiram em unidades de quatro estrelas –, e contabilizaram fazer uma despesa média diária de 270 euros na cidade Invicta durante os dias deste evento.

Provar vinhos (53,1%), motivos profissionais (38,5%) e curiosidade (34,6%) são as principais motivações da visita a esta que é considerada a mais relevante iniciativa do sector a nível nacional. O visitante tipo tem 44 anos, formação superior (77% dos inquiridos) e afirma-se “conhecedor” do produto (52% das respostas). Apenas 14% se assume “grande conhecedor”, ao passo que 30% admite ter um “conhecimento limitado”.

* Nos vinhos portugueses há muitos de qualidade elevada. As casas produtoras mencionadas e que exibem o seu topo de gama, têm na linha de produtos outros nectares de excelência. 
O hotel Yeatman é uma maravilha com uma espectacular vista sobre o Douro e a cidade do Porto, um deslumbramento.


.

Sem comentários: