28/02/2014

.

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Nomeado para o cargo de diretor do 
departamento de Assuntos Orçamentais 
Vitor Gaspar vai para o FMI 

O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar foi nomeado para o cargo de diretor do departamento de Assuntos Orçamentais do Fundo Monetário Internacional, devendo entrar em funções em junho, anunciou hoje o FMI. 

A nomeação foi feita por Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, e Gaspar vai suceder no cargo ao italiano Carlo Cottarelli, que se demitiu no ano passado, refere o comunicado. Lagarde elogia a "impressionante capacidade de gestão" e a "experiência" do ex-ministro em cargos públicos "a nível europeu e nacional" e acrescenta que a sua equipa "espera, com prazer, trabalhar" com Vítor Gaspar no aconselhamento a Estados-membros em questões de política orçamental. 


 O comunicado do FMI destaca que o nomeado exerceu cargos importantes no Banco de Portugal e que foi ministro das Finanças de 2011 a 2013, tendo anteriormente desempenhado funções no Banco Central Europeu (1998-2004) e como consultor da Comissão Europeia. 

 Vítor Gaspar demitiu-se do cargo de ministro de Estado e das Finanças em julho de 2013 e, na altura, divulgou uma carta na qual considerava que já não tinha condições para continuar no cargo.

* O sr. ex-ministro das finanças enquanto esteve no governo trabalhou bem para este lugar, parabéns.


 .

Sem comentários: