18/02/2014

.


HOJE NO

"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portucel já é o segundo maior exportador

O grupo Portucel Soporcel tornou-se em 2013 o segundo maior exportador em Portugal, tendo vendido pasta e papel no valor de 1.215 milhões de euros para 118 países nos cinco continentes, mais cinco países do que no ano anterior.
A produtora de pasta e papel surge agora neste ranking entre a Galp, que é o maior exportador nacional, e a Autoeuropa, que passou para o terceiro lugar.

“Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a Portucel foi responsável pela segunda fatia mais significativa das exportações nacionais de bens, assumindo-se também como o exportador nacional que gera o maior Valor Acrescentado Nacional”, refere o grupo em comunicado.

O que se deve, explica ainda a Portucel, ao facto “de os recursos que o grupo usa serem maioritariamente produzidos em Portugal e adquiridos a empresas de todos os sectores do tecido económico nacional”.

O grupo apresentou em 2013 vendas consolidadas de 1.530,6 milhões de euros, cerca de  29 milhões acima do valor registado em 2012, tendo  alcançado um resultado líquido de 210 milhões.

No mesmo comunicado a produtora de pasta e papel diz ainda que actualmente “representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais”.

* Uma excelente notícia.


.

Sem comentários: