27/01/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Tem a certeza que os seus dados
 pessoais estão em segurança?

Comissão Nacional de Protecção de Dados alerta para as fragilidades da informação na net e para os perigos de devassa da vida privada. 
 .
Telemóveis invadidos por programas maliciosos que têm acesso a tudo o que lá está ou que com eles é feito; dados transmitidos pela internet que são apanhados na rede; um mero documento PDF que instala um programa no seu computador que permitirá a terceiros aceder a tudo o que lá tem guardado. Estes foram alguns dos exemplos ontem retratados numa conferência organizada pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) sobre os riscos e vulnerabilidades das informações sobre os cidadãos que andam espalhados pela internet. 

"Os dados pessoais dos cidadãos estão hoje sujeitos a uma exposição e a uma permanente devassa que faz temer pela protecção mínima de privacidade que a Constituição da República quer assegurar", afirmou Filipa Calvão, presidente da CNPD

"Não temos consciência disso no nosso dia-a-dia", mas, a somar a todas as comunicações
electrónicas que fazemos regularmente, entidades como a Autoridade Tributária e Aduaneira, o Instituto da Segurança Social, os bancos e operadoras de telemóveis, as empresas responsáveis pelas redes sociais e por motores de busca "têm tanta informação sobre nós, que é caso para dizer que nos conhecem, porventura, melhor do que nós próprios", sublinhou também a responsável.

"Cuidado com os smartphones"
Os acessos à internet através de redes públicas e o uso dos chamados "smartphones", android ou iPhones, por exemplo, são meios privilegiados de exposição pública de informações privadas. Como? Imagine que o seu telemóvel, que transporta para todo o lado, se transforma num espião ao serviço de mãos desconhecidas. Isso é possível e relativamente fácil, explicou, na mesma conferência, um conjunto de investigadores do Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, liderados por Luís Filipe Antunes. 

Os investigadores, exemplificaram como: basta um link com um pacote malicioso, enviado para o telemóvel, que se instala automaticamente, e quem está do outro lado passa a poder, por exemplo, enviar SMS, realizar e monitorizar chamadas, tirar fotografias do ambiente em que está o telemóvel, ou capturar som, tudo sem que o proprietário do telemóvel se aperceba do que está a acontecer.

Os meios de devassa "são inúmeros" e "relativamente fáceis e baratos", explicou Luís Antunes. A sua equipa revelou ainda outros casos, como os de obtenção de informações quando alguém usa uma rede pública para aceder à internet ou, até nos computadores caseiros, a possibilidade de, através do simples envio de um documento em PDF com um "código malicioso" instalar um programa que permite entrar na máquina.

Como evitar? Com muito cuidado e bom senso e mantendo sempre actualizadas as novas versões dos programas, explicaram os investigadores. E, mesmo isso, será sempre pouco. Porque segurança total, pura e simplesmente, não existe, conclui Luís Antunes. 

* Estamos fecundidos.


.

Sem comentários: