20/01/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

 “Open Day” do INESC TEC 
apresenta projetos de investigação 
Cadeira de rodas inteligente em destaque 

Uma cadeira de rodas inteligente, aplicações para planeamento e escalonamento de cirurgias ou tecnologias para medir risco de AVC são alguns dos projetos desenvolvidos por investigadores do INESC TEC que serão apresentados na quinta-feira, no Porto. 

No total, serão exibidos no “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014” 34 projetos com tecnologias consideradas inovadoras para a saúde. O INESC Tecnologia e Ciência - INESC TEC é o Laboratório Associado coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto). 

A iniciativa visa “identificar parceiros interessados em explorar os resultados dos projetos de investigação apresentados, o que, em alguns casos, passa por transformar protótipos e aplicações em produtos comerciais com potencial de exportação”, explicou José Correia (INESC TEC), da organização do evento. 


 Esta mostra de tecnologia pretende demonstrar que “o investimento que em Portugal se faz em inovação e desenvolvimento (I&D) não é como água nas areias do deserto, que se esvai e desaparece. Os resultados da I&D desenvolvida no INESC TEC não se limitam à elaboração de teses de doutoramento e de artigos científicos publicados em prestigiadas revistas internacionais”, disse o investigador. 

 “Enquanto instituto de interface entre a universidade e a indústria, ao longo dos últimos 20 anos temos vindo a estabelecer parcerias com diferentes entidades, empresas e utilizadores finais, tendo em vista transpor para o mercado diversas soluções desenvolvidas pelo INESC TEC”, sublinhou José Correia. Exemplos desta ponte com a indústria são as parcerias com a PT Inovação (aplicação para sessões remotas de atividade física em grupo, que ficará concluída em fevereiro de 2014) ou com a empresa Emílio de Azevedo Campos (software para diagnóstico do cancro da mama assistido por computador). 

O “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014” realiza-se quinta-feira, das 14h00 às 18h30, no edifício sede do INESC TEC (campus da FEUP), e vai apresentar aplicações, protótipos e pré-produtos com aplicação a diversas áreas, nomeadamente cardiologia, oncologia, oftalmologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, nefrologia e anestesiologia, mas também reabilitação e fisioterapia, medicina desportiva, análises clínicas, bem como meios complementares de diagnóstico e gestão de recursos na saúde. 

Todos os 34 projetos em exibição resultam de I&D em Engenharia Biomédica, Sistemas de Informação, Robótica, Optoeletrónica, Sistemas Eletrónicos, Telecomunicações, Multimédia, Sistemas Computacionais Avançados, Inteligência Artificial e Engenharia Industrial desenvolvida pelo INESC TEC em parceria com outras instituições. 

A entrada no “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014” é livre, mas sujeita a inscrição. 

* Inteligência em Portugal abunda, a política é uma desbunda.

.

Sem comentários: