28/01/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Putin rejeita interferência
 estrangeira na Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou hoje qualquer "interferência" estrangeira na Ucrânia, condenando assim, de forma implícita, a viagem da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, a Kiev.

"Penso que o povo ucraniano é capaz de resolver" os seus problemas "pelos seus próprios meios", afirmou Putin, à saída da cimeira UE-Rússia, em Bruxelas. "A Rússia não interferirá nunca" nesta crise, acrescentou, convidando em seguida os europeus a fazerem o mesmo. 
 
AMIGOS E TUBARÕES

"Não posso imaginar como os parceiros europeus reagiriam se, em plena crise num país como a Grécia e Chipre, o nosso ministro dos Negócios Estrangeiros fosse participar numa manifestação anti-europeia e começar a dar conselhos aos manifestantes", exemplificou Putin. 

"Se os ucranianos precisam de intermediários cabe-lhes a ele dizer isso, mas quantos mais intermediários há, mais problemas", insistiu. 

Citado pela AFP, numa conferência de imprensa em Bruxelas, realizada a seguir à cimeira UE-Rússia, Putin garantiu que não irá rever os acordos assinados com a Ucrânia se a oposição chegar entretanto ao poder. 

Garantindo que, sobre a Ucrânia, "não há divergência política" entre a Rússia e a União Europeia, o chefe do Estado russo acrescentou que, para o seu país, o que "prevalece é o interesse económico". 

Recorde-se que o Presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovitch, recusou assinar um acordo de associação com a União Europeia, em detrimento de um outro, que assinou com a Rússia. Foi aí que os protestos nas ruas da Ucrânia engrossaram e a onda de contestação ao regime de Kiev subiu de tom. 

* Putin rejeita e a União Europeia acagaça-se, a Ucrânia é uma espécie de quintal da Rússia.



.

Sem comentários: