12/12/2013

 .
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Poder de compra dos portugueses é o terceiro mais baixo da Zona Euro

O PIB per capita de Portugal, ajustado ao poder de compra, situou-se no ano passado em 76% da média da União Europeia. Portugal continua a ser o terceiro mais pobre da Zona Euro, tendo superado a Grécia mas sido ultrapassado pela Eslováquia.
O Produto Interno Bruto per capita de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PIBpc), situou-se em 76% da média da União Europeia, o que representou uma redução de 1,4 pontos percentuais comparativamente com o valor observado no ano anterior.

Este dado foi revelado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística e mostra que Portugal continua a ser o terceiro país mais pobre da União Europeia, tendo em conta este ranking do PIB per capita ajustado ao poder de compra.

Situando-se este indicador em 76% isso significa que o poder de compra dos portugueses estava, no ano passado, 24% abaixo da média dos países da União Europeia. Pior que Portugal só a Estónia (71,4%) e a Grécia (75,3%), sendo que Portugal foi superado pela Eslováquia (76,1%) face ao ano anterior.

Em contrapartida, Portugal superou a Grécia no “ranking” de 2012, pois o primeiro país do euro a ser resgatado viu o PIB per capita, ajustado ao poder de compra, cair mais de 4 pontos percentuais.

O INE apresenta também dados sobre a Despesa de Consumo Individual per capita (DCIpc) salientando que enquanto o PIBpc é, principalmente, um indicador do nível de actividade económica este último é um indicador mais apropriado para reflectir o bem-estar das famílias.

“Tomando como referência este indicador, o posicionamento relativo de Portugal é um pouco melhor que o indicado pelo PIBpc no conjunto dos países considerados. A DCIpc em Portugal foi 80% da média da UE em 2011, tendo diminuído para 77,2% em 2012”, salienta o INE.

No que diz respeito aos valores globais, o INE destaca a dispersão "significativa" do PIBpc nos países europeus. O Luxemburgo apresenta o maior PIBpc entre todos os 37 países incluídos nesta análise, mais de duas vezes e meia acima da média da UE28 e cerca de 9 vezes maior do que o da Bósnia-Herzegovina, o país com o menor nível de PIB per capita.


 
Paridades de Poder de Compra ou «PPC» são deflacionadores espaciais e conversores monetários que eliminando os efeitos das diferenças nos níveis dos preços entre países, permitem comparações em volume das componentes do PIB bem como dos níveis dos preços.
 
Despesa de Consumo Individual (DCI), corresponde á soma da despesa final em consumo em bens e serviços pelas famílias, incluindo ISFLSF (instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias), com a despesa final das administrações públicas em bens e serviços e serviços de consumo individual (correspondendo a transferências sociais em espécie de que são exemplo comparticipações na aquisição de medicamentos). Constitui uma medida dos bens e serviços consumidos pelas famílias independentemente da sua aquisição ser ou não efectuada por elas.


*  E o governo continua a dizer que o país está a melhorar.

.

Sem comentários: