12/12/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Quatro responsáveis de
 banco islandês condenados

Três antigos dirigentes do banco islandês Kaupthing, que faliu, foram condenados hoje em Reiquejavique por fraudes, com penas até cinco anos e meio de prisão. Um acionista foi sentenciado a três anos. 
 .
Os três dirigentes foram julgados por terem omitido que a compra em 2008 pelo sheik Mohammed Bin Khalifa Bin Hamad al-Thanium, do Qatar, de 5,1% do banco, em plena crise financeira, foi efetuada com um empréstimo do próprio banco. 


O antigo diretor geral Hreidar Mar Sigurdsson foi condenado a cinco anos e meio de prisão e o antigo presidente Sigurdur Einarsson a cinco anos. O antigo diretor da filial luxemburguesa Magnus Gumundsson, que desempenhou um papel decisivo no empréstimo, vai cumprir três anos e meio de cadeia. 

Além destes, um importante acionista que deu o seu consentimento à operação, Olafur Olafsson, foi sentenciado a três anos de prisão.
Todos foram reconhecidos culpados por terem desrespeitado as obrigações de transparência e de terem manipulado o mercado bolsista. 

No final de setembro de 2008, num período em que o sistema bancário islandês estava em plena degradação, o surgimento de Mohammed bin Khalifa al-Thani, um investidor do Qatar, foi saudada pelo banco Kaupthing como um sinal de evidente solidariedade.
No entanto, o banco declarou falência no mês seguinte, na sequência do pânico generalizado desencadeado pela falência do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers. 

* Se fosse cá.....estariam a passar férias em Cabo Verde ou seriam conselheiros de Estado.

.

Sem comentários: