30/12/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"


França vai aplicar taxa de 75% 
sobre salários dos mais ricos

François Hollande impõe taxa de 75% sobre salários superiores a um milhão de euros.

O presidente francês François Hollande recebeu finalmente luz verde do Tribunal Constitucional para taxar os ricos com uma taxa de 75% este ano e no próximo.

De acordo com a proposta, as empresas terão de pagar uma taxa de 50% nos salários superiores a um milhão de euros. Combinando esta taxa com outros impostos e contribuições sociais, a taxa chegará aos 75% dos salários, afirmou o tribunal, na decisão anunciada hoje.

“As empresas que pagarem remunerações acima de um milhão de euros serão chamadas a fazer uma contribuição de solidariedade nas remunerações pagas em 2013 e 2014”, pode ler-se numa nota publicada pelo Ministério da Economia citada pela Bloomberg.

A taxa de 75% sobre os ricos é uma batalha antiga de François Hollande que a anunciou em Fevereiro de 2012 durante a campanha eleitoral. Contudo, a primeira proposta foi chumbada pelo tribunal
constitucional porque se aplicava sobre os indivíduos e não sobre o agregado familiar. O tribunal afirmou que qualquer taxa acima de 66% seria considerada confiscatória.

Hollande decidiu assim recuperar o plano este ano aplicando-o a salários e sendo pago pelos empregadores e não pelos contribuintes singulares.

* Afinal o homem não é assim tão frouxo como dizem as más línguas.

.

Sem comentários: