17/12/2013

.
HOJE NO
"A BOLA"

Vítor Serpa apresentou
 «Um dia olímpico»

Sala cheia ao final desta tarde na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, para a apresentação do livro «Um dia Olímpico», da autoria da socióloga e antropóloga Ana Santos.
.
Uma obra com menos de 100 páginas que conta a vivência de atletas que muito se esforçam diariamente durante quatro anos em nome do objetivo maior que são aqueles intensos minutos de prova nos Jogos Olímpicos, que fazem todo a dedicação valer a pena.

A apresentação esteve a cargo de Vítor Serpa, diretor de A BOLA, surpreendido com a viagem que as páginas proporcionam: «É revigorante. Um texto que não é técnico, de evidente traço literário, de uma frescura de escrita feminina, de uma sensibilidade apurada. A autora envolve-se e sente. Transmite-nos a visão idílica que leva cada atleta a sentir-se um príncipe, ou princesa, num deslumbrante encantamento de um palácio de desporto que exige sofrimento. É uma pequena viagem , sem esforço e sem suor, uma viagem pela geografia do gosto. É a humanização dos atletas».

Ana Santos, emocionada com as palavras de Vítor Serpa, revelou que estão mais livros na forja: «Este será o primeiro de três. O segundo será para entender Portugal nos Jogos através da literatura.»
«Este livro serve para mostrar que todos nós temos dias olímpicos, com a intensidade do nosso quotidiano, com os nossos medos e ansiedades, com as nossas devoções e empenhos. Este ensaio relata a entrega desde o acordar, ao pequeno almoço, ao treino que se realiza ao frio, à chuva para exemplificar os muitos sacrifícios dos atletas perseguindo a ilusão que é o pódio», aconselhava Ana Santos, confidenciando muito se ter divertido a escrever «Um dia Olímpico».

* Portugal precisa de escritoras olímpicas.

.

Sem comentários: