17/12/2013

.

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


Concerto que assinala o regresso do
 projeto Playing For Change à cidade do Porto 
Onze músicos de rua atuam 
na Casa da Música 

Onze músicos de rua de vários pontos do mundo vão estar reunidos num palco da Casa da Música, na quinta-feira, para um concerto que assinala o regresso do projeto Playing For Change à cidade do Porto. 
 
PFC
Os Playing For Change (PFC) tiveram origem em 2004, quando o produtor Mark Johnson promoveu uma jornada musical para descobrir músicos de rua e combinar as suas vozes - alguns destes músicos compõem a banda do projeto, criada em 2009. 

"Mark Johnson viu um músico na rua a tocar e ficou a pensar no facto de todos os dias ir para o estúdio gravar com grandes nomes da música e existirem imensos talentos desperdiçados ou perdidos pelo mundo fora", explicou o representante oficial da banda em Portugal, João Dinis. 

 "Para dar espaço a estas vozes, criou uma espécie de estúdio móvel, onde gravou artistas de rua por todo o mundo. Essa reunião resultou em vídeos com milhões de visualizações, que retratam músicos do México, Estados Unidos, Europa e até África", acrescentou. 

 O projeto avançou, em 2007, com a criação de uma fundação, para a "construção de escolas de música em países desfavorecidos, subdesenvolvidos, potenciando, assim, novos talentos, e conta com a participação de grandes nomes da música desde Bono, Manu Chão, Maroon 5, Stephen Marley". Este movimento pretende espalhar, por todo o mundo, a mensagem de solidariedade através de clássicos como "Stand By Me", "Gimme Shelter", "Sitting On The Dock Of The Bay". 

O concerto, que também vai ter lugar no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, na quarta-feira, conta com a presença de onze músicos de oito nacionalidades e a participação de dois artistas nacionais: Paulo das Cavernas e Edu Mundo. "Estes concertos estão inseridos numa 'tournée' de Natal, que passa por Portugal e Espanha.

 Vão ser apresentadas algumas músicas do novo disco, alguns temas originais além dos clássicos que já apresentam", adiantou João Dinis, referindo-se ao terceiro álbum dos PFC, que será lançado no próximo ano. 

* Existem músicos de rua fabulosos, são espectáculos a não perder.

.

Sem comentários: