08/12/2013

.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Roubados 90 milhões 
de euros em eletricidade

Ligações diretas à rede, puxadas da vizinhança, contadores manipulados ou fraudes 'vendidas' por redes de crime organizado: por dia a EDP deteta 56 novos furtos, 17 mil só até outubro. E estão a aumentar.
 
Desde o ano passado que não para de aumentar a lista e a frequência de objetos estranhos encontrados pelos técnicos da EDP nos contadores para abrandar a contagem ou ter energia sem pagar absolutamente nada. E há também fios ligados diretamente à rede ou 'puxadas' desde as zonas comuns dos prédios até ao andar pretendido. A cada dia são registados 56 novos furtos de eletricidade, 17 mil só este ano. Desde 2012, as fraudes ascendem a 90 milhões de euros.

"Temos verificado uma tendência de crescimento de ligações diretas à rede e manipulação de equipamentos de medição. 1% de energia roubada representa 60 milhões de euros que não são cobrados. Tínhamos de atacar este problema", explica António Martins da Costa, administrador executivo da EDP distribuição. 
O combate arrancou em janeiro, em todo o país, com a mobilização no terreno de 40 brigadas especiais de dois elementos, cuja única missão é detetar "situações potencialmente de maior risco" no consumo doméstico e em pequenos negócios.

* Lusitana roubalheira.

.
.

Sem comentários: