08/12/2013


ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

SAÚDE
13 maus hábitos


Pensa que as suas rotinas diárias estão todas certinhas? Está enganado. Descubra o que anda a fazer mal todos os dias.
Às vezes, os gestos rotineiros que faz todos os dias podem ter pequenos erros. Saiba como mudá-las. A lista é do jornal 'Huffington Post'.


1. Respirar
Respiramos cerca de 17 mil vezes por dia. Mas nem sempre respiramos bem. Para aliviar o stress, baixar a pressão sanguínea e melhorar a aptidão física, devemos inspirar e expirar de forma mais lenta e profunda e tentar transportar a respiração para o diafragma. A maioria das pessoas respira pelo peito: tente baixar a respiração até à zona da barriga e vai sentir-se muito melhor.

2. Tomar Duche
Lava o cabelo várias vezes por semana por questões de higiene? Olhe que pode estar a gastar óleos importantes para o seu couro cabeludo e a tornar o seu cabelo mais oleoso do que se o lavasse menos vezes.
Estar muito tempo sob a água quentinha também não faz bem: nem ao ambiente nem à sua pele. Muita água em contacto directo com o corpo seca a pele. 

3. Exercício Físico
Disseram-lhe que é essencial fazer alongamentos antes de fazer exercício físico? Errado: isso enfraquece os músculos temporariamente e pode não reduzir as dores nos dias a seguir à prática de desporto. Quem lhe disse que levantar pesos mais leves de forma mais repetida é mais eficaz do que levantar pesos mais pesados também está enganado, tal como quem anda convencido que fazer ginástica todos os dias emagrece.  

4. Comer
O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, repetem nutricionistas por todo o mundo. Mas desengane-se se pensa que isso emagrece.
E está na hora de começar a cronometrar as suas refeições: comer muito depressa altera os sinais naturais do corpo, levando uma pessoa a ingerir mais calorias do que devia.

5. Ir à casa de banho
A posição mais saudável a adoptar na sanita é a de cócoras - deve tentar agachar-se o mais possível. De acordo com um proctologista ouvido pela revista ‘Time’, “não fomos feitos para nos sentarmos nas sanitas”...
O ideal é não estar a fazer demasiado esforço, na hora de ir à casa de banho.
Feche sempre a tampa (homens, as mulheres têm mesmo razão neste ponto!): só assim as moléculas prejudiciais à sua saúde e que se podem acumular na sanita não se espalham pelo ar da sua casa de banho, indo parar a sítios como a sua escova de dentes... 

6. Lavar as mãos
Apenas cinco por cento dos americanos lavam bem as mãos. Existem regras para tornar este hábito mais saudável (tem o relógio à mão?): esfregar as mãos vigorosamente com sabão durante pelo menos 20 segundos e secá-las com toalhas de papel durante 15 segundos ou com secador durante 45 segundos.

07. Lavar a roupa
Todos os dias faz máquinas e, provavelmente, todos os dias comete erros. A não ser que não se importe de lavar a sua roupa com matéria fecal e a bactéria E.coli.
Saiba que ao enxaguar a sua roupa interior, ela liberta este género de resíduos que não permitem que a roupa fique bem lavada. Porque não lavá-la à parte?

8. Dormir
Memória, capacidade de aprendizagem, criatividade, produtividade, saúde e estabilidade emocional: tudo isto está dependente de uma boa noite de sono. E uma boa noite de sono deve acontecer... durante a noite.
Não é apenas o número de horas (oito é o ideal) que deve ser tido em conta, mas também o período do dia em que se dorme. Faça exercício físico, desligue o telemóvel e vá para a cama cedo. 

9. Produtividade
A expressão multi-tarefas, diz-lhe alguma coisa? Se acha que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo (ou aspira a isso), esqueça. Algumas pessoas conseguem alternar entre tarefas de forma muito rápida, mas nunca fazer várias ao mesmo tempo.
Também não vale a pena gabar-se de trabalhar sem parar: fazer pausas é essencial para ser mais produtivo e eficiente.

10. Fazer a barba
Rotina matinal: ir à casa de banho, tomar banho, fazer a barba. Rotina ideal: fazer a barba à noite. O processo deixa a pele ultra sensível.

11. Ressaca
Sprite. Aspirina. Fast-food. Cada um tem o seu truque para curar uma ressaca, mas a verdade é que a maioria dos médicos concorda que o melhor remédio é... esperar.

12. Lavar os dentes
Mais uma vez, atenção ao relógio: dois minutos é o tempo que deve demorar a lavar os dentes. Depois de ingerir refeições e bebidas ácidas, basta bochechar com água: a escova vai fazer com que empurre os ácidos para uma camada mais profunda do esmalte.  

13. Sentar-se
Passar muitas horas do dia sentado pode reduzir a sua esperança de vida e aumentar o risco de contrair doenças como diabetes ou problemas cardiovasculares. Mesmo que faça exercício físico e coma de forma saudável, se não se levanta várias vezes quando está no escritório está a comprometer a sua saúde.

 * CUIDE-SE, tudo o que acima está escrito é para tomar atenção. 


.

Sem comentários: