07/12/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Imputar responsabilidade aos 
bombeiros é "despropositado"

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) considerou hoje ser "especulativo e despropositado imputar qualquer tipo de responsabilidades" aos bombeiros, como referem dados preliminares divulgados na imprensa que apontam falha humana nas mortes ocorridas nos incêndios de verão. 
Alguns órgãos de comunicação social divulgaram dados preliminares de um inquérito aos fogos pedido pelo Governo, segundo os quais os bombeiros negligenciaram a forma de atuação, ao violarem regras de segurança, em sete dos oito casos mortais nos incêndios ocorridos no verão.
Segundo a imprensa, houve erros de manobra, mau posicionamento no terreno e ainda erros na abordagem aos sinistros. 


Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANPC esclarece que, "até ao momento, apenas foi entregue um relatório preliminar, esperando-se nos próximos dias a receção do relatório final".
Segundo a ANPC, estão a ser analisadas "cada uma das ocorrências a onde ocorreram vítimas mortais entre os soldados da paz", em complemento do relatório sobre os acidentes com vítimas mortais no contexto de incêndios florestais deste ano.

"Face a este quadro, que é factual, é absolutamente especulativo  e despropositado imputar qualquer tipo de responsabilidades", sublinha a ANPC no comunicado.

* Os verdadeiros responsáveis pelo crime  mortes de mulheres e homens que andaram a defender Portugal são: 
- O Primeiro-ministro que é o máximo (ir)responsável do governo, assume todas as (ir)responsabilidades do executivo.
- O ministro da Administração Interna que pela sua manifesta incapacidade permitiu que ardessem quase 100 mil estádios de futebol, porque desde o verão de  2012 não planeou com eficácia o combate aos incêndios em 2013. Corre o boato de que os meios aéreos utilizados são duma empresa de que Dias Loureiro é sócio.
Atribuir culpas a quem no auge da luta contra o fogo e na defesa de pessoas e bens entregou a vida é insultuoso, o "inteligente" que redigiu o relatório vá para o ano experimentar o que é a frente do fogo.

.

Sem comentários: