07/12/2013

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Acordo inédito no comércio global

Organização Mundial de Comércio (OMC) aprova acordo histórico global durante reunião realizada na ilha de Bali, Indonésia. 
OS BENEFÍCIOS DA GLOBALIZAÇÃO

A partir deste sábado, o comércio global tem menos barreiras comerciais, depois de 159 países terem acordado facilitar as transações internacionais na OMC na sequência de quatro dias de intensas negociações. Este é o primeiro acordo de cariz global alcançado na OMC desde a sua fundação (em 1995) e prevê medidas na área da agricultura e um pacote de ajuda a países em desenvolvimento.
 .
O secretário-geral da instituição internacional dedicada ao comércio, o brasileiro Roberto Azevedo, destacou o "importante passo" que foi dado no processo de liberalização do comércio mundial, que estava parado desde 2008. Roberto Azevedo concluiu que "pela primeira vez na nossa história, a OMC realmente cumpriu".

Os economistas realçam a restauração da confiança no sistema multilateral de comércio e a possibilidade deste acordo impulsionar a economia mundial em cerca de um milhão de milhões de dólares. Menos entusiasmados ficaram os grupos antiglobalização, que criticam o documento por entenderem que beneficia sobretudo as grandes corporações.
 .
ACORDO ESSENCIAL PARA PORTUGAL “DAR O SALTO"
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, já reagiu a este acordo, realçando que é "fundamental", representando "quase uma condição prévia para Portugal dar o salto para ter uma posição muito mais importante nos mercados globais".
OS BENEFÍCIOS DA GLOBALIZAÇÃO
Para o governante, numa altura em que Portugal está a aumentar as exportações, sobretudo para fora da Europa, as mudanças previstas de combate à burocracia alfandegária deverão começar a ser visíveis "dentro de alguns meses" nalguns mercados e permitirão a Portugal reduzir os custos de transação em cerca de 10 por cento.

Bruno Maçães sublinhou ainda que o 'pacote de Bali' abre as portas a "uma nova era do comércio internacional" e permitirá combater o desemprego em Portugal, algo que, defende, passa por um aumento das exportações, sobretudo para fora da União Europeia.

* Procure saber quem lidera a OMC! A globalização é a grande manobra para o empobrecimento maior das populações, a OMC é um dos seus mentores.

.

Sem comentários: