03/12/2013

.



 ÍNDIA

Complexo Kajuharo ( Kjú )


 O Templo Kandariya Mahadeva fica do lado oeste do templo Lakshmana. Construído em 1025-1050 DC, tem 30 metros de altura e é o maior do complexo de Khajuraho. É dedicado a Shiva e seu nome consiste das palavras "Caverna" (Kandariya) e Mahadeva, outro nome que Shiva é conhecido.


 
Este templo é considerado o mais impressionante e refinado dentro do complexo de Khajuraho, com mais de 900 esculturas entalhadas na pedra. O exterior todo entalhado de esculturas contrasta com um interior totalmente vazio, com exceção de uma escultura do Shiva Lingam no "útero" do templo, localizado abaixo do pináculo principal.




 O templo Lakshmana, dedicado a Vishnu, foi construído entre 930-950 DC durante o reinado do rei Yasovarman do reino de Chandella . Ele guarda a imagem sagrada de Vaikuntha-Vishnu trazida do Tibet. Apesar do templo ser um dos mais velhos no complexo de Khajuraho, é também um dos mais decorados, quase que coberto totalmente por mais de 600 imagens de Deuses do panteão Hindu. O altar principal do templo, que é voltado para o leste, é flanqueado por quatro santuários separados nos cantos da plataforma do templo. O templo é famoso pelos entalhes explícitos de conotação sexual que ficam no lado sul do templo.


De fato muitos templos Hindus tem representações similares, mas não tão fortemente concentradas na experiência sexual humana. Existem temas desenhados do Tantrismo e do Kama Sutra. Os templos adicionalmente comemoram o casamento de Shiva e Parvati, união da qual se formou a base da energia cósmica.
Os templos comemoram e honram a mulher.
Comemoram também a alegria de viver, pois há muitas cenas da vida quotidiana.



 Dos 85 templos originais somente 22 sobrevivem até hoje, e muitos em má condição de conservação.
Os templos são famosos pelos entalhes eróticos, mesmo que isso represente somente 10% do total das ornamentações. Existe muita discussão sobre as motivações para suas construções e suas impressionantes decorações.


Os templos de Khajuraho estão localizados na região central da Índia, no estado de Madhya Pradesh.
São um grupo arquitetônico único e importante dedicados aos mais importantes Deuses: Shiva, Vishnu e uma variedade de Deuses hindus. Talvez o que mais atraia os visitantes estrangeiros são os entalhes eróticos nos templos, por isso é muito comum falar sobre Khajuraho como " Os templos eróticos de Khajuraho".



Segundo o mito, quando a bela Hemavati, filha de um sacerdote Varanasi, tomava banho nas águas banhadas pela lua do lago Rati, Chandra, o Deus da Lua, desceu dos céus para a abraçar como os mortais. Ao partir, Chandra disse-lhe que ela daria a luz o fundador de uma raça com valor.
Nasceu um filho e um dos seus descendentes fez um sacrifício em Khajurvahaka. A sua dinastia, os poderosos reis Chandella, erigiram 85 templos para venerar os deuses. Atualmente, existem 22 gloriosos templos, talvez em estilo arquitetônico indiano mais clássico, com esculturas com muita vivacidade, muitas vezes eróticas, outras místicas.



As esculturas representam , bestas, demônios revoltados, deuses em evolução cósmica, mortais tomados da emoção humana; temor; dúvida, ciúmes, amor ardente e paixão consumada. Juntos representam a mais pura expressão da arte da Índia medieval.

 Alguém sabe  dizer onde é a representação dessa religião
por aqui ?
Existe algum 0-800
para que se possa ligar?
Alguém sabe o fax do Vaticano para  darmos baixa ?




 QUE TAL MUDAR AS ESTÁTUAS 
DA BASÍLICA DE S.PEDRO!



Fonte:http://neotantra.com/artigos-tantra/36/os-templos-eroticos-de-khajuraho

.

Sem comentários: