11/12/2013

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Financiamento para novo filme 
está no "bom caminho"

O realizador Manoel de Oliveira disse hoje, dia do seu 105.º aniversário, ainda não haver financiamento garantido para o novo filme, "O Velho do Restelo", mas acrescentou que tal parece estar bem encaminhado. 

Em declarações aos jornalistas depois da inauguração da exposição "Manoel de Oliveira - 105 Revistas" no Museu Nacional da Imprensa, no Porto, o cineasta disse que "ainda não há dinheiro, mas parece que a coisa está em bom caminho".
"'O Velho do Restelo' é sobretudo um bom aviso e nós estamos já nessa situação do Velho do Restelo", disse Manoel de Oliveira, acompanhado pela família.


O realizador acrescentou que a melhor prenda que podia receber é "o reconhecimento de um trabalho antigo, que vem de 1930 até hoje", algo por que fica "sempre grato".
Manoel de Oliveira repetiu ainda uma ideia que tem vindo a sublinhar ao longo dos anos, afirmando que tenciona continuar a filmar: "A vontade é muito grande, as possibilidades são muito fracas".
Em novembro, interrogado sobre os 105 anos, o mais velho realizador de cinema em atividade afirmou que o financiamento do seu novo filme seria "uma forma de comemorar o aniversário", mas acreditava que "o aniversário de certeza que ainda vem antes".

Da parte da Câmara Municipal do Porto, o vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, classificou Oliveira como "um dos mais fulgurantes artistas" e realçou que é o realizador de "Aniki Bóbó" quem deverá dar uma prenda ao continuar a sua atividade cinematográfica.

A exposição hoje inaugurada, patente até 10 de março de 2014 no Museu Nacional de Imprensa, conta com várias revistas portuguesas e publicações francesas como os Cahiers du Cinéma, Beaux Arts, L'Avant Scène Cinéma ou L'Acchiappa Film que incluem trabalhos sobre o realizador.
Ao final do dia, o realizador deverá marcar presença no lançamento de uma peça de porcelana da Vista Alegre que integrará a coleção "1+1=1". 

* Parabéns, o senhor é "o senhor"!

.

Sem comentários: