21/12/2013

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 
DA MADEIRA"

Partido Livre a 3.000 assinaturas de um
. congresso fundador a 31 de janeiro

O futuro Partido Livre, dinamizado pelo eurodeputado Rui Tavares, ex-Bloco de Esquerda, já garantiu 4.382 assinaturas, em contagem parcial, para a sua fundação, segundo a organização da sua assembleia constitutiva, realizada hoje, em Lisboa.

Ao mesmo tempo, o projeto de estatutos, entre outros documentos, foi hoje aprovado e contempla a instituição de vários "porta-vozes", consoante as temáticas e as ações em causa, bem como do "grupo de contacto" (órgão executivo), eleito por lista, e uma "assembleia" (órgão político entre "congressos"), "completamente aberta" e com "reuniões públicas", "combinando aspetos modernos e tradicionais de fazer política", segundo Tavares.

"Há uma proposta [para a data do Congresso fundador]: Será no dia 31 de janeiro, no Porto. Uma data simbólica, da primeira tentativa de instauração da República em Portugal, que foi falhada. Ao mesmo tempo, é um lembrete a nós mesmos de que estas coisas fazem-se, com voluntarismo. Podem resultar. Podemos falhar também. Há uma dimensão de risco que não pode ser ocultada", disse à Lusa o dinamizador do futuro partido político.

Uma papoila será o símbolo desta força política, identificável também pela letra "L" e que está agora a cerca de 3.000 assinaturas de cidadãos para poder formalizar, junto do Tribunal Constitucional, a sua formação (são necessárias 7.500).

"Uma contagem total seria impossível porque há muitos voluntários a recolhê-las (assinaturas), inclusivamente na diáspora. Temos uma ideia das que temos na mão e uma estimativa das que estão para chegar", esclareceu Rui Tavares.

* O país precisa de uma renovação partidária pois são os actuais partidos os centros nevrálgicos dos dislates nacionais, livres de qualquer resposabilização criminal. Agora é o"Livre", são precisos mais para banalizar os existentes.

.

Sem comentários: