04/11/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Projecto português combate doença 
que afecta 20 milhões 

O projecto Cell2B conseguiu a menção honrosa dos prémios ibero-americanos para a Inovação e Empreendedorismo.

Querer ser o melhor do mundo e construir uma equipa forte e capaz". Estas são as condições essenciais para garantir o lançamento de um negócio com sucesso afirma David Malta, um dos fundadores da Cell2b. Este empreendedor avisa que no lançamento de novos projectos a "maior dificuldade é sempre o financiamento", mas apesar de tudo a Cell2b tem "conseguido atrair um conjunto de investidores, que têm permitido avançar com o desenvolvimento do produto.


Foi com o objectivo de desenvolver produtos para doenças inflamatórias e imunológicas, que afectam cerca de 20 milhões de pessoas e causam a morte a três milhões, por ano, que foi criado o Cell2B. Um projecto "made in Portugal" que acaba de ser distinguido nos prémio Ibero-Americano para a Inovação e o Empreendedorismo. A tecnologia desenvolvida permitirá combater doenças como a de Crohn ou a artrite reumatóide. Como? Extraindo células da medula óssea de um qualquer dador saudável que depois de processadas poderão ser utilizadas no seu tratamento.

O projecto nasceu de uma parceria académica entre o IST e o IPO de Lisboa. Surgiu como a "resposta a uma tecnologia promissora que necessita de desenvolvimento a nível empresarial para poder servir os doentes que necessitam desesperadamente de alternativas terapêuticas", explica David Malta, um dos fundadores da Cell2B.

A vitória do segundo prémio da categoria "Empresa em marcha" dos prémios Ibero-Americanos para a Inovação e o Empreendedorismo 2013 é um passo importante para o reforço do projecto. Para isso foi fundamental conseguir a menção honrosa Prémio Empreendedores 2012 da Fundação everis. Há 12 anos que esta fundação premeia "a melhor ideia para criar uma empresa inovadora". Com o valor total de cem mil euros ( 60 mil para o vencedor e 40 mil para a menção) este galardão pretende "fomentar o espírito empreendedor no âmbito universitário e científico e facilitar o financiamento dos projectos com claros rasgos de inovação, viabilidade e benefício para a sociedade", explica António Brandão Vasconcelos, CEO da everis em Portugal.

Portugal continua a ser considerado um país avesso ao risco. Mas"gradualmente os portugueses têm vindo a tornar-se empreendedores", acrescenta Brandão Alves. "As universidades têm aqui um papel muito activo ao contribuírem para uma mudança de mentalidades e fornecendo ferramentas de gestão. Também um dos criadores do projecto Cell2B admite que "genericamente a sociedade portuguesa é avessa a risco.
Mas as coisas estão a mudar. "As gerações mais jovens já perceberam isto e estão mais dispostas a assumir mais risco e empreender com mais ambição e deste modo ter mais impacto na sociedade e na economia", acrescenta.

 Empresa Cell2B
Fundadores Daniela Couto, David Malta, Pedro Andrade e Francisco Santos
Ano de criação 2011 
Área Processamento celular

Inteligência o melhor produto português, vulgaridade o grande enfoque dos políticos portugueses.


.

Sem comentários: