17/11/2013

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Governo diz que Secretas 
não colaboram com NSA

O Governo afirma que não existe colaboração institucional dos serviços de informação nacionais com a agência norte americana NSA.

A edição de sábado do Expresso revela que SIS (Serviços de Informações de Segurança) e SIED (Serviço de Informações Estratégicas de defesa) colaboraram regularmente com a agência norte americana NSA (National Security Agency).

De acordo com fontes do semanário, a colaboração com a NSA não envolvia partilha de dados provenientes de escutas nacionais, que, de resto, os serviços de informações portugueses não estão autorizados a fazer.

A colaboração entre os serviços secretos de Portugal e a NSA seria institucional, ou pelo menos regular, e envolvia partilha de dados sobre assuntos africanos, nomeadamente sobre Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

Já na sua edição de 31 de outubro passado, o jornal Diário de Notícias informava que Portugal constava de uma lista de 20 países, quase todos europeus, que partilhavam dados com as agências norte americanas.

Numa nota enviada hoje à Lusa, o gabinete do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa "reitera de forma peremptória que não existe qualquer cooperação institucional através do SIS e do SIED com a National Security Agency (NSA), tal como já foi referido por diversas vezes e por diversos meios".

Esta é a primeira vez que o SIRP se pronuncia sobre o caso de uma eventual colaboração entre os serviços secretos portugueses e as agências norte americanas de informação.

A nota do gabinete de Júlio Pereira  explica ainda que "os serviços de informação portugueses agem no rigoroso cumprimento da Constituição, das normas legais que os enquadram e das diretivas aprovadas pelo Conselho Superior de Informações, sendo acompanhados pelo Conselho de Fiscalização do SIRP, eleito pela Assembleia da República". 

* Depois da novela do super espião alguém acredita em qualquer desmentido emanado do governo?

.

Sem comentários: