28/11/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Portugal em 16.º lugar em
 sistemas de cuidados de saúde

Portugal surge em 16.º lugar na classificação de sistemas de cuidados de saúde de 34 países europeus, divulgada hoje em Bruxelas pela organização Health Consumer Powerhouse, que sublinha a subida de nove lugares em relação a 2012. 

No índice de Assistência Médica Europeu (EHCI) de 2013, Portugal totalizou 671 pontos num máximo de mil, estando a Holanda no primeiro lugar da tabela, com 870 pontos, seguindo-se a Suíça, Islândia, Dinamarca e Noruega.

Segundo a organização, a subida de Portugal explica-se parcialmente por alterações aos critérios do EHCI, sendo mais valorizada a prevenção. "O facto de Portugal estar entre os primeiros em 'Europa preventiva' sem dúvida explica a recuperação", sublinhou o presidente da Health Consumer Powerhouse (HCP), Arne Bjornberg.

Bjornberg sublinhou ainda que a HCP vai "acompanhar o comportamento da assistência médica em Portugal ao longo do tempo", adiantando que a crise financeira não causou piores resultados médicos.

Publicado pela primeira vez em 2005, o índice é compilado pela Health Consumer Powerhouse, uma organização sueca especializada na informação aos consumidores sobre cuidados de saúde e que garante compilar a classificação a partir de um conjunto de estatísticas públicas, sondagens aos utentes e pesquisa independente.

O índice traduz a classificação anual dos sistemas de saúde nacionais da Europa em cinco áreas: direitos e informação dos pacientes, listas de espera para tratamento, prevenção, âmbito e alcance dos serviços prestados e a área farmacêutica.

A classificação abrange os 28 Estados-membros da União Europeia e outros seis países europeus: Islândia, Suíça, Noruega, Albânia, Macedónia e Sérvia.

* A subida é excelente, o lugar tem de ser melhor.

.

Sem comentários: