25/10/2013

.
HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Reabertura do caso Maddie 
comprova ação da PJ

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, disse hoje que a reabertura do caso de desaparecimento de Madeleine McCann, em 2007, no Algarve, se deve à Polícia Judiciária (PJ), e negou qualquer pressão britânica. 
 .
"A PJ desenvolveu diligências que permitiram a reabertura deste processo", salientou a governante, acrescentando que "é fácil compreendermos" esse facto, através "dos comunicados da Procuradoria-Geral da República e da PJ".

"Há, muitas vezes, crimes quase perfeitos e nem todos são descobertos em todo o mundo. Temos de ter a noção de que, se a PJ pediu a reabertura, tem bons motivos para o fazer. E temos de nos orgulhar, porque, se a PJ tem bons motivos, não esteve quieta este tempo todo", afirmou.

Paula Teixeira da Cruz falou aos jornalistas, após o encerramento da Conferência Internacional sobre Tráfico de Pessoas, organizada pelo Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa.

A ministra vincou que "há muitas formas de tráfico e muitas formas de traficar pessoas" e admitiu que, face à crise económica e financeira mundial, "é evidente que estas redes de tráfico de seres humanos e as situações se aprofundem" e se tornem "mais sofisticadas".

Dando como exemplo os casos de Lampedusa, a ilha italiana que se transformou num dos principais pontos de entrada da imigração clandestina de África, na Europa, Paula Teixeira da Cruz sublinhou a existência de "pessoas sem nenhuma alternativa de vida", que "aceitam ser traficadas".
"É uma aceitação de revolta, mas é preferível a vida nenhuma", disse.

Também presente no encerramento da conferência, a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, revelou o número provisório de 164 vítimas de tráfico de seres humanos, sinalizadas em Portugal em 2013, quando falta apenas contabilizar um trimestre.
Teresa Morais disse que o Governo está a preparar um novo plano sobre esta realidade, que deverá ficar completo no final do ano.

* A senhora ministra é uma malabarista, a PJ  nunca viu com bons olhos o encerramento do processo, a reabertura é seguramente pressão inglesa.

.

Sem comentários: