21/10/2013

.

HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Merkel quer super-Comissão Europeia
 e ministro do euro 

A chanceler alemã, Angela Merkel, quer realizar uma reforma "massiva" nos tratados da União Europeia, de forma a dotar a Comissão Europeia de mais ferramentas económicas e financeiras, avança o semanário Der Spiegel, citando fontes de Berlim.

Os planos da líder democrata cristã incluem que o governo comunitário tenha o direito de estabelecer com cada país membro uma espécie de acordo para melhorar a competitividade, investimento e disciplina orçamental.


Em troca, seria criado um orçamento extraordinário com uma dotação de milhares de milhões de euros que estivesse à disposição dos Estados membros. Além disso avançaria com a criação de um "ministro das Finanças do euro".

Apenas uma alteração aos tratados da Comissão Europeia permitirá este passo para 'mais Europa'. E, por isso mesmo, a chanceler irá aproveitar a reunião de hoje com Durão Barroso para apresentar o seu plano.

De qualquer forma, a revista alemã refere que o plano de Merkel já foi apresentado a Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu e um porta-voz do governo alemão já veio assegurar que este plano é conhecido "há algum tempo".

Este plano precisa da autorização dos 28 Estados membros, bem como do Parlamento Europeu, mas o documento a que o Der Spiegel teve acesso refere já à partida um opositor: Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu e opositor feroz a Durão Barroso. 

* Um tal de Adolfo também tinha ideias...

.

Sem comentários: