23/09/2013

.
HOJE NO

"DIÁRIO ECONÓMICO"

Juros sobem em todos os prazos 
na "data crucial" de Gaspar

Há 18 meses Vítor Gaspar, então ministro das Finanças, apontou 23 de Setembro como a "data crucial" do regresso aos mercados.

O dia de hoje é a "data crucial" profetizada por Vítor Gaspar em Março do ano passado para o "regresso aos mercados". Mas a realidade continua longe disso e um segundo resgate é hoje considerada uma hipótese provável pelos analistas. E, em mercado secundário, os juros continuam a agravar-se em todos os prazos, com a ‘yield' associada às obrigações a dez anos a atingir os 7,159%.
"Portugal está a ser penalizado pelo maior risco político percepcionado face a outros periféricos, como a Irlanda", referiu Steven Santos, da XTB Portugal. "Note-se que Portugal destacava-se pela elevada estabilidade social e política, ao contrário de países periféricos como Espanha e Itália. O IGCP precisa de apresentar crescimento forte da economia portuguesa, execução de reformas estruturais e estabilidade social para tranquilizar os investidores e baixar os juros no mercado secundário", acrescentou o mesmo responsável.

A data apontada por Gaspar coincide com o dia em que o Tesouro nacional amortiza obrigações de 1998, ou seja, a 15 anos, num total de 5,6 mil milhões de euros.

"Esta amortização é feita sem emitir nova dívida (refinanciamento) e sem a cobertura da troika", salientou Steven Santos, que comentou desta forma as possibilidades de Portugal voltar a ser hoje autónomo financeiramente: "Um regresso firme aos mercados internacionais de dívida parece difícil, por agora. Os juros das obrigações a 10 anos continuam acima dos 7% e a agência S&P baixou as perspectivas do rating".

* Como se pode verificar era um ministro, usando moderníssima semiologia, bastante acertivo, herdámos a acertividade e a inverdade da sua secretária de Estado, a luz da esperança está fundida.
Já em Junho de este ano prevíamos um 2º resgate, não está distante.

.
.

Sem comentários: