24/07/2013

.
A ÁRVORE DO PRESIDENTE
 E O DECRÉPITO 
JARDIM BOTÂNICO TROPICAL


 01 - Entrada do Jardim Botânico Tropical - 21.06.13

No passado dia 19/06/13 a comunicação social deu grande destaque à cerimónia de plantação de três árvores exóticas no Jardim Botânico Tropical, em Belém.

 02 - Coralinas (Erythrina coralloides) originárias do México e do Arizona - 21.06.13

Os notáveis plantadores foram o Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, décimo oitavo Presidente da República, que se esmerou em colocar no solo um Sapindus mukorossi, indígena da Ásia Tropical e Subtropical, exatamente um século após Manuel de Arriaga, ter plantado uma árvore neste jardim que já fez parte da ?Cerca do Palácio de Belém?, a Dra. Maria Cavaco Silva encarregou-se duma Ceiba insignis, da América do Sul, e o Prof. Doutor Jorge Braga de Macedo, presidente do Instituto de Investigação Científica e Tropical, também plantou uma árvore da América do Sul, de nome Chrysophyllum imperiale.

 03 - A árvore (Sapindus mukorossi) plantada pelo 
Presidente da Repúblicano dia 19 de Junho - 21.06.13


Sua Excelência, que quando primeiro ministro liderou uma política de desmantelamento da agricultura, aproveitou a aula de jardinagem para, mais uma vez, incentivar os portugueses a retornarem às lides da terra. Os órgãos de comunicação limitaram-se a passar a mensagem política e não perderam um bocadinho de tempo ou de espaço para mostrar o estado de conservação do jardim, que o Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa, classifica de ?pérola tropical?.


04 - Dois dias depois da cerimónia, mantinha-se a placa com a informação de que o Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silvaé o décimo nono  Presidente da República, quando ele próprio referiu que é o décimo oitavo - 21.06.13
 
 05 -  Área designada de Campo de Culturas junto
 ao Palácio de Belém - 21.06.13

De facto, este ?é um dos jardins mais belos da capital?, que neste mês de junho recebe os visitantes com as lindíssimas flores vermelhas das coralinas (Erythrina coralloides). Quem se limitar a fazer o Percurso do Diretor?, sugerido no folheto entregue conjuntamente com o bilhete, fica com a ilusão de que o centenário jardim está bem conservado. Mas quem ali vai com o objetivo de observar e estudar as cerca de ?500 espécies de plantas reunidas no jardim e nas suas estufas, a maioria das quais de origem tropical e subtropical?, sai com um aperto no coração.

 06 - Nesta área já funcionou um viveiro - 21.06.13

O ?Campo de Culturas?, que confronta com o Palácio de Belém, está  completamente abandonado e nas estufas não há sinais de investigadores.
O antigo viveiro deixou de ser um campo experimental e agora é um matagal.

 07 - Área das plantas suculentas - 21.06.13

É deprimente a imagem da área dedicada às suculentas.


 08 - Estufa principal - 21.06.13

A bela estufa principal caminha rapidamente para a ruína.
O muro de suporte do jardim de buxo? ostenta uma perigosa fissura.

 09 - Estufa principal - 21.06.13
 
Na última sexta-feira 21/06, dia do solstício de verão, percorri demoradamente todos os recantos do Jardim Botânico Tropical. Visitei as plantas, minhas velhas amigas, e vi pela primeira vez a árvore do presidente.


10 - Muro fissurado - 21.06.13

Já com os portões a fechar saí para o Largo os Jerónimos com a certeza de que há um enorme fosso entre a propaganda política e a sensibilidade conservacionista. O Jardim Botânico Tropical está decrépito.
Aqui ficam as fotografias e o meu grito de protesto.
 
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

.

Sem comentários: