26/07/2013

.
HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Investigadora da Universidade do Minho recebe prémio internacional

A investigadora Manuela Gomes, da Universidade do Minho, foi distinguida pela Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa pelo trabalho com materiais para substituição de tecidos do corpo humano, em caso de doença ou acidente. 

Manuela Gomes é vice-diretora do Grupo 3B's (grupo de investigação) do Instituto de Investigação em Ciências da Vida (ICVS/3B's) da Universidade do Minho e recebeu o prémio de carreira "TERMIS-EU Young Scientist Award", que distingue jovens investigadores no início da carreira, devido ao contributo que estão a dar para esta área.

"Trabalho na interface entre desenvolvimento de materiais e a sua combinação com células, em especial estaminais, de tecido adiposo para [criar] substitutos de tecidos do sistema músculo-esquelético, em particular osso, cartilagem e mais recentemente para tendões e ligamentos", explicou hoje à agência Lusa Manuela Gomes.

São casos em que, devido a doenças como osteoporose, tumores ou lesões graves, como nos atletas, o tecido ósseo, cartilagem ou tendão são afetados e, por vezes, destruídos.

* Se este trabalho de investigação se transformar numa realidade práctica comum, serão milhares de milhão de pessoas em todo o mundo  a ter uma nova vida!

.

Sem comentários: