12/07/2013

.
 HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

Estudante portuguesa vence Final Mundial da Imagine Cup 2013 da Microsoft

Pela primeira vez, Portugal vence a final mundial da Imagine Cup, promovida pela Microsoft. A estudante minhota Ana Ferraz foi à Rússia e garantiu para Portugal o prémio na área da cidadania, com o seu dispositivo que detecta o grupo sanguíneo em minutos.
 O projeto português “For a Better World” foi um dos vencedores da Final Mundial da Imagine Cup, edição 2013, a par do Reino Unido e da Áustria, nas duas restantes categorias em competição.

Ana Ferraz, aluna de doutoramento da Universidade do Minho, foi a representante portuguesa nesta competição de tecnologia que decorreu esta semana na Rússia. Na categoria de jogo, foi a Áustria que levou a melhor, com o projecto do Zeppelin Studio, Schein. E os britânicos da Colinked ganharam na categoria inovação com o projecto SoundSYNK.

A estudante portuguesa levou a São Petersburgo, um dispositivo portátil que permite, de forma automática e em apenas cinco minutos, detectar o grupo sanguíneo, fornecendo informações precisas que pretendem auxiliar profissionais de saúde em situações de emergência, reduzindo os riscos de incompatibilidade e erro humano, nomeadamente em situações de transfusão.

A Microsoft explica que a Imagine Cup é a maior competição internacional de tecnologia, promovida pela fabricante de software a nível mundial, com fins sociais. A iniciativa é subordinada a um tema altruísta e pretende encorajar e estimular os mais jovens a refletirem sobre como a tecnologia pode ajudar a dar resposta a problemas concretos da humanidade, nas suas diferentes esferas: saúde, educação, ambientem, entre outros.

Os alunos tinham que desenvolver um projecto com base em tecnologia Microsoft. No caso de Ana Ferraz, o dispositivo conta com a tecnologia Visual Studio 2012.

A iniciativa mobiliza cerca de 350,000 jovens em todo o mundo, envolvendo mais de 100 países na apresentação de projetos tecnológicos inovadores.

* Felizmente que o sucesso dos jovens portugueses mitiga o estado de tristeza do país.

.

Sem comentários: