08/07/2013

.

HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

Schäuble "descansado" com acordo em Portugal e nomeação de nova homóloga

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, saudou hoje, em Bruxelas, o acordo político alcançado em Portugal e mostrou-se confiante que a resolução da crise de governação vai permitir ao país continuar "no caminho de sucesso".

"Como todos sabemos, a crise em Portugal foi ultrapassada. São crises de governação que acontecem de vez em quando nos estados-membros, e que obrigam os responsáveis a sentarem-se em torno da mesa para resolver a questão", afirmou Schäuble aos jornalistas, à entrada para a reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), na capital belga.

O governante alemão lembrou que "ao longo dos últimos anos" Portugal tem-se "destacado pela sua estabilidade" e como tal disse estar "razoavelmente descansado".

Em relação à escolha de Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, para o cargo de ministra das Finanças, o governante alemão lembrou que Albuquerque é "conhecida por todos" no Eurogrupo e que a sua nomeação "não significa qualquer mudança" de rumo.

"Conhecemo-la todos muito bem e no que importa não significa qualquer mudança, pelo que estou razoavelmente descansado. Portugal vai continuar no caminho de sucesso", afirmou.

Sobre a saída de Vitor Gaspar, o governante alemão afirmou que mantinha "um relacionamento de confiança muito estreito" com o ex-ministro.

"Nesse tipo de relações estreitas o que acontece é que nem sempre ficamos totalmente surpreendidos", afirmou.

"Mesmo assim tive muita pena", acrescentou Schäuble, salientando que Vitor Gaspar foi "um excelente ministro das Finanças e colega" e decisivo para colocar Portugal no caminho da recuperação económica.

"Ele decidiu sair pelas razões que invocou e é natural que isso tenha provocado algumas discussões em Portugal. Mas também não surpreende, quando um ministro tão eficaz e capaz decide sair", sustentou.

O líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou, no sábado, um entendimento político com o CDS-PP liderado por Paulo Portas, proposto para vice-primeiro-ministro com a responsabilidade da coordenação económica, reforma do Estado e ligação à 'troika', que, assim, se mantém no executivo.

Portugal estará representado na reunião de hoje do Eurogrupo pela nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

No encontro, com início agendado para as 15:00 locais (14:00 de Lisboa), Maria Luís Albuquerque - cuja nomeação motivou o pedido de demissão de Paulo Portas de ministro dos Negócios Estrangeiros, mas que foi uma escolha elogiada a nível europeu - deverá colocar os seus homólogos a par a situação portuguesa, naquela que será a sua "estreia" nos "palcos" europeus como titular da pasta das Finanças.

*  É preocupante este regozijo germanófilo fruto do protectorado a que estamos sujeitos. 
Temos uma ministra das finanças a quem a rua já trata de "swap girl", isto é bom???

.

Sem comentários: