10/07/2013

.

HOJE NO
 " CORREIO DA MANHÃ"


Empresários burlões ficam milionários

Conseguiram ganhar pelo menos três milhões de euros. Usaram empresas fictícias para burlas em série

Um grupo de empresários, que vivia uma vida de luxo, fez burlas de milhares de euros a outras empresas, através de um esquema de firmas fictícias. Oito deles foram presos ontem pela PJ de Faro, numa operação coordenada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, e hoje serão ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre. Está em causa um esquema que se arrastava há vários anos e que terá permitido ao grupo lucros de pelo menos três milhões de euros.

A operação, que aconteceu durante todo o dia de ontem, estendeu-se a várias zonas do País. As PJ do Porto, de Braga e de Lisboa também ajudaram na recolha da informação, mas acabou por ser a PJ de Faro a efetuar as detenções.
Segundo o CM apurou, há pelo menos dois anos que estes empresários se dedicavam a este esquema. Usavam capitais sociais de empresas falidas e conseguiam créditos bancários ou apenas a emissão de cheques, após a abertura de contas. Depois, durante meses, negociavam. Compravam material informático, carros de luxo e 

artigos vários. Pediam que os cheques entrassem a 90 dias e quando era altura de pagar, faliam.
O esquema conseguiu passar despercebido às autoridades durante meses porque abriam empresas em várias cidades. Usavam brasileiros ou espanhóis e faziam tudo para evitar a ligação entre os casos. A operação de ontem foi denominada de 'Negócio Seguro'.

* Em Portugal é assim, só não se burla quando não se pode.

.

Sem comentários: