15/06/2013

.
 HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Fenprof fala em mais de 80 mil professores na manif

Segundo o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, foram mais de 80 mil os professores de todo o País desceram esta tarde a Avenida da Liberdade, em Lisboa, para um protesto que terminou nos Restauradores. "É uma grande manifestação e o Governo tem de tirar conclusões", diz Lucinda Manuela, da FNE. 

"Pensamos que a greve também vai ter uma grande adesão. Não é de ânimo leve que os professores fazem greve nesta altura, fazem-no porque sentem que há uma necessidade imperiosa", conclui a dirigente da Federação Nacional de Educação.

Enquanto muitos professores já se concentravam nos Restauradores e os discursos decorriam, a cauda da manifestação descia ainda a avenida. O protesto junta as duas federações e ainda sete sindicatos."Crato, escuta, os professores estão em luta", "Se a educação é cara, experimentem a ignorância" ou "Mobilidade especial para quem governa mal" ouve-se em uníssono na prata lisboeta.
A aplicação do regime de mobilidade especial aos professores, as distâncias a que podem ficar colocados e o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais são os principais pontos que opõem os docentes ao Governo.

Minutos antes de os professores começarem a marcha, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, acusava o Governo de ser ele a pôr em risco a realização dos exames nacionais do ensino secundário e garantiu que os professores vão continuar em luta contra as políticas do executivo para o setor.

* Sem medo, este governo merece uma oposição forte na rua já que no parlamento é frouxa.

.

Sem comentários: