23/05/2013

.

 HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Banif nega ligação entre prémio 
a gestora e ajuda do Estado

Banco liderado por Jorge Tomé esclarece que prémio pago em 2012 diz respeito a 2011, altura em que não tinha ainda ocorrido ajuda estatal.

O Banif assegura que "as regras de limitação dos vencimentos dos gestores e de proibição da atribuição de prémios de gestão" decorrentes da ajuda de 1,1 mil milhões de euros recebida pelo Estado "estão a ser escrupulosamente cumpridas".

O comunicado divulgado esta tarde surge depois de, no último sábado, o jornal Expresso ter publicado uma notícia intitulada "Banif paga a gestora no Brasil mais do que os banqueiros ganham cá". Na mesma era referido que Maria da Conceição Leal, ex-administradora do Banif Investimento no Brasil, recebeu 982,3 mil euros no ano passado e mencionava o facto de o banco ter recebido auxílio estatal no final desse mesmo ano.
No esclarecimento hoje prestado, o Banif diz que "a notícia foi transmitida dando a entender à opinião pública que tal atribuição teria sido feita por um banco recapitalizado com dinheiros públicos, infringindo as regras e os princípios que são impostos às instituições recapitalizadas". O banco lembra que foi recapitalizado "no dia 25 de Janeiro de 2013" e que o prémio pago "diz respeito ao desempenho no ano 2011 e está exclusivamente relacionado com (...) um banco que opera no mercado brasileiro, um mercado que tem regras completamente distintas".
"Qualquer ligação entre a atribuição do referido prémio de gestão e a recapitalização, ocorrida já em 2013, é um exercício artifical, sem correspondência com a realidade concreta", conclui o comunicado.

* Aguém já viu um banqueiro português ter dificuldade para justificar o sórdido??? Qual???

.

Sem comentários: