04/04/2013

.
HOJE NO

"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Durão Barroso equaciona novo mandato 
"Mais tarde tomarei uma decisão" 

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia desde 2004, não excluiu hoje, durante uma conferência de imprensa em Viena, a candidatura a um novo mandato na liderança do executivo comunitário. “O meu mandato termina em outubro de 2014, tomarei então uma decisão”, afirmou Durão Barroso quando questionado por um jornalista sobre o seu futuro pessoal, segundo relatou a agência noticiosa francesa AFP. “Agradeço o vosso interesse”, acrescentou Barroso, esboçando um sorriso. 

Para Durão Barroso, de 57 anos, os grandes partidos europeus devem propor um nome para a presidência da Comissão Europeia nas suas listas para as próximas eleições europeias, previstas para junho de 2014. “Votaremos também com uma dimensão europeia e os partidos poderão explicar o que eles desejam para a Europa”, precisou o presidente da Comissão Europeia, durante uma conferência de imprensa conjunta com o chanceler austríaco, o social-democrata Werner Faymann. 

Na opinião de Durão Barroso, é importante que o próximo escrutínio continental “não seja apenas uma soma de 27 eleições nacionais”. Durão Barroso, ex-primeiro-ministro português, assumiu a presidência da Comissão Europeia em 2004. O mandato foi renovado em setembro de 2009.


* Aquilo não é um tacho, é uma gamela.

.

Sem comentários: