01/04/2013

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Foto revela amizade entre presidente 
da Galiza e traficante

Presidente da Galiza recusa demissão, exigida pela oposição, após divulgação de uma fotografia ao lado de um traficante de droga.
Alberto Núñez Feijóo
A imprensa espanhola divulgou fotografias de Alberto Núñez Feijóo, presidente da Comunidade Autónoma da Galiza, que demonstram que manteve uma relação de amizade com o traficante de droga Macial Dorado, nos anos 90 do século passado.
O líder galego – reeleito em outubro do ano passado – reagiu, esta segunda-feira, ao escândalo e recusa apresentar demissão por entender que se trata “apenas de fotografias antigas”, garantindo que não fez “nada ilegal”, adiantou o jornal ‘El Pais’.
Feijóo, um dos políticos do PP mais bem posicionados para suceder a Mariano Rajoy na presidência do partido, acredita que a publicação das fotografias faz parte de uma "conspiração" que o tenta "amedrontar".
Sobre a sua amizade com o traficante Marcial Dorado – que cumpre uma pena de 14 anos de cadeia por tráfico de droga – Feijóo garante que nada teve a ver com as suas responsabilidades de então "como membro do Governo".
O presidente assegura que na altura em que foram tiradas as fotos "não sabia nada sobre o passado nem sobre a actividade" de Marcial Dorado, e explicou que assim que soube dos negócios ilegais, "cortou a relação que tinha com essa pessoa".
Em conferência de imprensa, Feijóo fez questão de sublinhar que "nunca assinou nem fez nenhum tipo de contrato" com Marcial Dorado. 
COM O AMIGO
No entanto, as explicações do presidente da Galiza não convencem a oposição, que exigiu a demissão do dirigente popular, por ter "mantido uma relação estável" com pessoas "catalogadas como narcotraficantes", afirmou o líder dos socialistas galegos.
Também os nacionalistas do BNG entendem que "uma pessoa que mantém este tipo de amizades não pode ser presidente da Galiza".

* Por cá há muito pior e não acontece nada...

.

Sem comentários: