25/03/2013

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Criminalidade violenta e grave 
desceu em 2012 

A criminalidade violenta e grave desceu 7,8%, em 2012, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2012. 
O mesmo documento, que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança em 2012, refere que as participações à PSP, GNR e Polícia Judiciária desceram 2,3%.
 Estes dados foram apresentados, esta segunda-feira, no final de uma reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Em conferência de imprensa, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Antero Luís, afirmou que a criminalidade violenta e grave registou em 2012 o segundo melhor valor da última década.
"Portugal é um país seguro, quer no contexto europeu, quer mundial", disse, sublinhando que pelo quarto ano consecutivo registou-se uma descida da criminalidade. 

O RASI do ano passado, que só vai ser disponibilizado na íntegra quando for entregue na Assembleia da República, até ao final da semana, inclui nove novos tipos de furtos, como o furto de metais não preciosos.
Segundo os dados divulgados, no ano passado registaram-se 15.172 furtos de metais não preciosos.
Antero Luís garantiu que a introdução de novos furtos "não vai alterar em nada a comparação" com os relatórios de segurança interna anteriores.

O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna adiantou que há atualmente uma "preocupação" relacionada com a criminalidade itinerante, que é composta por grupos que circulam pela Europa e cometem crimes.

*  Nem tudo é bom nesta notícia.

Imagem:blogdainseguranca.blogspot.com

.

Sem comentários: