HOJE NO
"PÚBLICO"
Ford pede desculpa por anúncio com
. Berlusconi e mulheres algemadas
Três anúncios polémicos terão sido publicados na Internet sem a autorização da agência de publicidade que trabalha com a Ford na Índia.
Três anúncios, em formato caricatura, com Silvio Berlusconi, Michael
Schumacher e Paris Hilton como personagens principais levaram a Ford e a
agência de publicidade WPP a emitir um pedido de desculpas, depois de a
polémica gerada em torno das imagens alegadamente destinadas a uma
campanha de promoção do modelo Ford Figo na Índia. No anúncio, onde o
político italiano aparece ao volante do carro, surgem também três
mulheres algemadas na bagageira.
A agência de publicidade
JWT, autora dos anúncios e responsável pela promoção do Ford Figo, um
modelo da marca lançado na Índia, divulgou as três imagens no site Ads
of the World sem autorização da empresa norte-americana. Os três
anúncios estiveram disponíveis e foram retirados pouco depois mas,
apesar de nunca terem sido utilizados para promover o Ford Figo,
acabaram por se tornar virais na Internet.
Sob o lema “Deixe as suas preocupações para trás”, num dos anúncios surge a socialite Paris Hilton ao volante do carro, com as três irmãs Kardashian, algemadas e amordaçadas na bagadeira, e num outro, numa versão masculina do mesmo anúncio, no lugar do condutor aparece Michael Schumacher a olhar para três outros pilotos de Fórmula 1, um deles Lewis Hamilton.
Sob o lema “Deixe as suas preocupações para trás”, num dos anúncios surge a socialite Paris Hilton ao volante do carro, com as três irmãs Kardashian, algemadas e amordaçadas na bagadeira, e num outro, numa versão masculina do mesmo anúncio, no lugar do condutor aparece Michael Schumacher a olhar para três outros pilotos de Fórmula 1, um deles Lewis Hamilton.
O
mais polémico acabou por se tornar aquele em que Silvio Berlusconi
surge retratado ao volante e atrás de si, na zona de bagagem, três
mulheres mais uma vez algemadas. O anúncio acabou por ser associado ao
escândalo que envolve Berlusconi e festas de cariz sexual, onde
participaram menores, e considerado inapropriado numa altura em que na
Índia a violência sobre as mulheres é um dos temas mais polémicos.
A agência de publicidade WPP, que detém a JWT, emitiu um comunicado citado pelo Business Insider e pelo The Huffington Post, no qual lamenta “a publicação de cartazes de mau gosto e contrários aos padrões de profissionalismo e de decência do grupo WPP”. A agência garante que os anúncios não foram criados com a intenção de serem publicados e “nunca deveriam ser criados, muito menos colocados na Internet”. “Este foi o resultado de uma iniciativa de indivíduos que actuaram sem a necessária orientação e foram tomadas medidas com a agência onde trabalham para que resolvam a situação”, continua a nota da WPP.
A agência de publicidade WPP, que detém a JWT, emitiu um comunicado citado pelo Business Insider e pelo The Huffington Post, no qual lamenta “a publicação de cartazes de mau gosto e contrários aos padrões de profissionalismo e de decência do grupo WPP”. A agência garante que os anúncios não foram criados com a intenção de serem publicados e “nunca deveriam ser criados, muito menos colocados na Internet”. “Este foi o resultado de uma iniciativa de indivíduos que actuaram sem a necessária orientação e foram tomadas medidas com a agência onde trabalham para que resolvam a situação”, continua a nota da WPP.
A Ford reagiu com um pedido de desculpas citado pelo The Wall Street Journal e pelo Business Insider,
assegurando que, em conjunto com os seus parceiros publicitários, está a
trabalhar “para garantir que nada como o que se passou se repita”.
* Publicidade desta num país em que todos os dias são sequestradas e violadas mulheres. Alguém acredita numa fuga de desenhos destes?
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