18/03/2013

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Gazprom propõe pagar resgate do Chipre 

A gigante do gás russa sugeriu hoje ao Chipre pagar o resgate, em troco dos direitos de exploração das reservas de gás do país. 

A proposta da Gazprom terá sido entregue ontem à noite ao presidente cipriotas Nicos Anastasiades, o qual está a enfrentar sérias críticas pelo facto de ter aceite um programa de resgate europeu no valor de 10 mil milhões de euros, o qual prevê a imposição de uma taxa especial sobre os depósitos nos bancos, noticia a televisão russa "Sigma TV".
 A taxa sobre os depósitos - cujo valor actual, após negociações de última hora, é agora de 3% para os depósitos inferiores a 100 mil euros e de 12,5% aos de montante superior - foi imposta pela União Europeia como um meio de garantir que o dinheiro dos contribuintes não seria utilizada para resgatar os milionários russos que utilizavam Chipre como um paraíso fiscal, uma vez que 25% dos depósitos totais existentes nos bancos cipriotas pertence a cidadãos russos.

A Rússia já manifestou a sua disponibilidade para ajudar de modo considerável o Chipre, estando Moscovo a estudar conceder um novo crédito de cinco mil milhões de euros ao país, em adição aos 2,5 mil milhões já entregues no ano passado.

A decisão europeia de cobrar uma taxa sobre os depósitos em bancos cipriotas foi já classificada como "perigosa" pelo presidente russo, Vladimir Putin, enquanto que o primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou que, para si, "isto parece ser um simples confisco do dinheiro das pessoas".
Segundo a agência Moody's, no final de 2012 os bancos russos haviam colocado 9,2 mil milhões de euros nos bancos cipriotas, ascendendo os depósitos de todas as sociedades russas nos bancos do Chipre a cerca de 14,6 mil milhões. Isto significa que os investidores russos poderão perder cerca de 1,53 mil milhões de euros com a taxa europeia.

* Depois de ter envenenado o Mar do Norte os mafiosos da Gazprom ensaiam envenenar o Mediterrâneo

.

Sem comentários: