13/03/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

AdC tem dois anos para provar 
se há cartel na banca

Presidente da Concorrência recusou confirmar no Parlamento que processo foi desencadeado por uma denúncia.

Sem confirmar que a abertura do processo aconteceu na sequência de denúncias, Manuel Sebastião disse esta manhã aos deputados que as buscas aos bancos "foram determinadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) na sequência de indícios que determinavam uma investigação dos factos".

"A AdC não pode nem confirmar nem deixar de confirmar" se o processo foi aberto na sequência de uma denúncia, diz Manuel Sebastião. A questão foi colocada na sequência da notícia avançada pelo Diário Económico de que foi uma denúncia do britânico Barclays que desencadeou o processo.

A AdC tem agora dois anos para concluir o processo de investigação às alegadas suspeitas de cartel na banca de retalho. Os prazos foram confirmados esta manhã pelo presidente da AdC que está no Parlamento a prestar contas na Comissão de Orçamento e Finanças. O líder do regulador disse que chegou à "conclusão de que devia abrir um processo no final do ano passado".

Questionado sobre a decisão de avançar com as buscas quando se encontra em fim de mandato, Manuel Sebastião explicou ainda que "o timing não foi escolhido" pelo regulador.

"Estávamos na possse de indícios e perante os indicios, procuramos estar atentos nos diversos sectores da economia que possam indicar infracções de concorrência, dedicidimos actuar", afirmou o ainda presidente do regulador, especificando que depois de aberto o processo no final de 2012, este foi o tempo "de obter autorização do Ministério Público e preparar a operação".

* Dois anos para descobrir se há cartel, tão pouco ??? Não se cansem...

.

Sem comentários: