HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Os 12 passos para aderir
ao leilão da electricidade
Desde a adesão à conclusão do contrato, conheça os principais passos a seguir, bem como quais são os principais entraves e exclusões.
1. Como é feita a inscrição?
Basta ir ao portal
www.paguemenosluz.pt e preencher os campos referidos (nome, e-mail e
telefone) e validar a inscrição. Para obter uma proposta mais
personalizada, a Deco aconselha a preencher também alguns dados sobre o
contrato actualmente em vigor como a potência contratada, o tipo de
tarifário (simples, bi-horário ou tri-horário), os consumos, o
fornecedor actual, entre outros.
2. Quem pode participar?
O leilão está aberto a
todos os consumidores que residam no Continente (nas regiões autónomas
não existe ainda mercado liberalizado), desde que se tratem de clientes
particulares com potência contratada até 20,7 kVA.
3. Durante quanto tempo dura o leilão?
O
período de inscrição decorre até 30 de Abril de 2013. Após a realização
do leilão, com base na informação fornecida pelo consumidor, a Deco
calcula a despesa com electricidade e informa-o da poupança que poderá
ser obtida com a proposta de tarifa facultada pelo fornecedor que vencer
o leilão. A associação de consumidores compromete-se a comunicar o
resultado do leilão e as informações personalizadas a partir de 15 de
Maio. Após essa data, cabe a cada consumidor aceitar ou recusar a
proposta até 30 de Junho.
4. Quem se inscrever, tem de mudar de fornecedor?
Ninguém
é obrigado a mudar de fornecedor apenas por ter procedido à inscrição
no leilão. Depois de chegar a acordo com um fornecedor de energia, a
Deco entra em contacto com o consumidor para apresentar a estimativa
personalizada de poupança da proposta apresentada pelo fornecedor
vencedor. Ao consumidor compete decidir se aceita ou não mudar para
aquele operador.
5. É possível participar com mais do que um imóvel?
Quem
for proprietário de vários imóveis, pode participar com todos no
leilão. Contudo, terá de fazer uma inscrição para cada um deles.
6. Como é elaborada a proposta a apresentar a cada consumidor?
Esta
baseia-se na informação prestada por cada consumidor. Com base na
tarifa actual, a Deco calcula quanto o consumidor gastaria nos 12 meses
após o leilão e compara esse valor com o que seria pago caso fosse
escolhida a tarifa vencedora do leilão. A associação de consumidores
aconselha a que sejam preenchidos todos os campos do formulário de
inscrição para que resulte a melhor proposta possível. Por exemplo, no
caso de não ser preenchido o campo do consumo apenas poderá ser
apresentado um valor de poupança aproximado.
7. Quem tiver um contrato duplo de fornecimento de electricidade e gás também pode participar?
O
leilão apenas abrange o fornecimento de electricidade. Quem tiver o
fornecimento de electricidade e gás contratado à mesma entidade está
abrangido por um contrato específico pelo que não está enquadrado nesta
oferta.
8. Como se processa a mudança de fornecedor no âmbito do leilão?
No
e-mail que é enviado a cada consumidor após o leilão há uma ligação
para a respectiva oferta personalizada. No caso de estar interessado,
basta seguir os passos indicados, fornecer alguns dados pessoais e
"enviar o pedido". A inscrição é enviada ao novo fornecedor que se
ocupa do processo de transferência de operador e da comunicação da data
de entrada em vigor do novo contrato.
9. Quando é que o novo contrato entra em vigor?
Desde
que as informações constantes no pedido de mudança estejam correctas, a
activação ocorre no prazo máximo de três semanas a contar do pedido.
Trata-se do prazo necessário para que o fornecedor actual e o novo
possam proceder à alteração.
10. O que acontece passados 12 meses?
Antes do
contrato caducar, o fornecedor de electricidade propõe um novo contrato
com uma tarifa diferente. A Deco aconselha o consumidor a verificar se a
tarifa proposta é interessante face à oferta disponível no mercado.
11. Após aceitar a proposta vencedora, é possível anulá-la?
O
fornecedor que vencer o leilão envia uma carta com as condições do
contrato. A partir desse momento, o consumidor dispõe de 14 dias
consecutivos para cancelar o contrato.
12. Quem contactar para o esclarecimento de dúvidas?
É
possível contactar o serviço de informação da Deco de segunda a sexta,
das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas através do telefone 808 780 050
ou do 218 410 890, para quem ligar do telemóvel.
* ESCLARECIDO?????
.
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