20/03/2013

.
 

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Autoridades fazem buscas 
no apartamento de Lagarde 

Christine Lagarde é suspeita de cumplicidade de desvio de fundos. 

A polícia francesa está a fazer buscas à casa da directora do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Paris, avança a Reuters. A ex-ministra francesa e actual directora do FMI é suspeita de "cumplicidade de desvio de fundos".
 De acordo com o advogado de Largarde, Yves Repiquet, as buscas prendem-se com o "caso Taipe [tráfico de influências] e vão contribuir para afastar qualquer responsabilidade criminal da minha cliente neste processo".

A Justiça suspeita que Lagarde, na época ministra da Economia e das Finanças de Sarkozy, tenha actuado de modo ilegal ao declinar o uso de um recurso judicial na aprovação de uma indemnização do Estado ao empresário Bernard Tapie no valor de 285 milhões de euros.

Tapie era um dos principais financiadores da campanha eleitoral de Sarkozy. Os inspectores suspeitam que Largarde e o antigo Presidente francês agiram de forma concertada neste caso, com o objectivo de favorecer o polémico homem de negócios.

* Degradante é ver muitas figuras de topo da política e da economia mundial serem confrontadas com suspeições de prácticas criminosas. Em quem confiar???

.

Sem comentários: