25/02/2013

.


HOJE NO

"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugueses permanecem de 
costas voltadas para a Europa

Um em cada sete portugueses não vê qualquer benefício na União Europeia. E quando se compara o grau de interacção com outros povos, só ficam acima da média europeia num domínio: vêem mais televisão numa outra língua que não a materna.
Os portugueses sentem-se europeus (59% assim o responde, contra 63% na média dos 27 países da UE), mas 14% (mais do dobro do que os 6% da média europeia) não vê qualquer benefício na pertença à União Europeia, que tem na livre circulação de pessoas e bens o seu maior mérito, revela o inquérito do Eurobarómetro realizado em Novembro de 2012.

A sondagem sugere ainda que, 27 anos depois da adesão de Portugal, o grau de interacção dos portugueses com outras realidades da União Europeia é muito baixo.

Entre os entrevistados, apenas 20% afirma ter visitado outro país da UE (contra 41% na UE27), 13% leram um livro, revista ou jornal noutra língua (contra 25% na UE27), 28% relacionaram-se com uma pessoa de outro país da UE (contra 48% na UE27), e apenas 9% utilizaram a internet para comprar um produto ou serviço oferecido por outro país da UE (contra 20% na UE27).

O relatório que acompanha estes resultados sublinha que existe uma única excepção neste quadro de relativo isolamento: apenas no visionamento de programas de televisão numa língua diferente da língua materna, os portugueses posicionam-se acima da média europeia (40% contra 35%, respectivamente).


* A defunta CEE, impediu-nos de produzir, indeminizando-nos a preço de saldo para depois comprarmos tudo ao estrangeiro, o Cavaquismo/CEE acenou-nos com o consumismo desenfreado, a UE impingiu-nos o "euro" para ficarmos sem capacidade de manobra financeira, porque havemos de gostar do assalto dos eurocratas???
.

Sem comentários: