14/01/2013

.
HOJE NO
"i"

Fisco sai hoje à rua para 
controlar emissão de facturas

 Mais de 100 inspectores saem esta segunda-feira à rua para controlar a actividade dos comerciantes, no que diz respeito à emissão de facturas, avança a “Renascença”.
O representante da Associação dos Profissionais da Inspecção Tributária (APIT) defende que a iniciativa tenha uma finalidade mais pedagógica do que punitiva. “Nestes primeiros 30 a 60 dias, qualquer intervenção deveria ser, sobretudo, pedagógica, até porque tem havido bastante dificuldade na obtenção dos mecanismos que permitem aos contribuintes estar de acordo com a lei”, reforça Nuno Barroso.
Quanto às novas regras, o responsável admite que haverá resistências, mas na sua opinião os portugueses devem adquirir o hábito de pedir sempre factura. “É um sistema bastante importante, é algo que já existe noutros países e que tem de ser implementado”, acrescenta, reconhecendo que “este pode não ser o melhor momento para o fazer, mas algum dia teria de ser”.
Os contribuintes que cumprirem as regras podem receber 5% do IVA pagos nos restaurantes, cafés, hotéis, oficinas e cabeleireiros. Só têm de dar o seu número de contribuinte no momento da emissão da factura. Depois é só conferir no site das Finanças.
Uma das razões que pode estar a atrasar ou a contribuir para a negação deste hábito, resulta no facto de os consumidores precisarem de gastar, em média, 2500 euros por mês para recuperarem cerca de 250 euros no IRS.

* Escutem o Zeca



.

Sem comentários: