14/01/2013

 .

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

UGT pede a Cavaco que sensibilize 
a troika para rever indemnizações 
por despedimento

UGT acredita que fundo de garantia de compensações não vai poder entrar em funcionamento antes de Julho. João Proença aponta que não é possível criar um fundo em menos tempo.A UGT pediu uma audiência com o Presidente da República para que Cavaco Silva sensibilize a troika para a questão das compensações por despedimento.

“Pedimos ao Presidente da República a sua intervenção no sentido de sensibilizar nomeadamente a troika (Comissão Europeia, BCE e o FMI) para rever aquilo que, quanto a nós, de uma forma ilegítima, o Governo acordou com a troika” ao reduzir as compensações por despedimento para 12 dias, afirmou João Proença à saída do encontro com o Presidente da República.

O secretário-geral da UGT defendeu ainda que o novo prazo que o Governo quer implementar “viola totalmente o acordo [de concertação social] e traduzirá claramente uma denúncia do acordo por parte do governo ou das entidades patronais que o subscreveram”. Contudo, o líder da central sindical mostra-se “empenhado” no sentido de que seja encontrada “uma saída que melhor defenda os trabalhadores”.

A UGT pediu ainda a Cavaco Silva para “intervir junto dos partidos com representação parlamentar (…) para que a lei seja alterada, nomeadamente nos montantes das compensações”.

Por outro lado, “para nós é importante que, aquilo que está no acordo, ou seja, que qualquer trabalhador a quem a empresa não pagar a compensação, este fundo garanta pelo menos 50% da compensação”. João Proença recordou que em 2012 houve 33 mil trabalhadores que não tiveram direito a receber compensações ou salários a que tinham direito.

“A terceira questão é que entrem automaticamente em vigor” ou seja “que entre em vigor ao mesmo tempo e portanto que, admitimos, nunca antes de Julho por razões de os fundos demorarem algum tempo a serem constituídos”, sublinhou ainda. 

*  Aqui se vê a grande fragilidade do sindicalismo, como é que uma central sindical pode pedir ajuda a alguém que começou a abrir a sepultura do país?

.

Sem comentários: