03/01/2013

.
HOJE NO
"PÚBLICO"

Menos 15,8% de mortes 
nas estradas em 2012 

Queda no número de vítimas mortais de acidentes de viação é uma das maiores de sempre, diz Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

Em 2012 morreram 580 pessoas nas estradas em Portugal continental, o que significa uma redução de 15,8% face ao ano anterior. Os números, ainda provisórios, foram divulgados nesta quinta-feira pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que sublinha que o número de feridos graves em acidentes de viação baixou para 2.033 (menos 16,5%) e o de feridos ligeiros para 35.727 (menos 10,1%).

 “Durante o ano 2012, o número total de vítimas de acidentes de viação apresentou uma redução de 10,5%, uma das maiores de sempre”, afirma a ANSR, em comunicado.

Segundo aquela autoridade, no ano passado ocorreram, em média, dois mortos e seis feridos graves por dia, menos de metade do que o verificado em 2003, em que se registaram aproximadamente quatro mortos e 13 feridos graves por dia. “Na última década, e tendo por base os valores registados em 2003, pode-se concluir que se salvaram 4.748 vidas e se evitaram 15.004 feridos graves e 70.735 feridos ligeiros”, lê-se na nota. E continua-se: “É necessário recuar até à década de 50 para se encontrarem valores inferiores a 600 vítimas mortais. Nessa época, no entanto, existiam cerca de 150.000 automóveis ligeiros e pesados em circulação, enquanto em 2011 o parque automóvel seguro atingiu um valor superior a 6.000.000 de veículos”.

Os dados da sinistralidade registada no ano passado agregam números dos Boletins Estatísticos de Acidentes de Viação, que permitem caracterizar as circunstâncias em que ocorrem os acidentes e os utentes envolvidos, até Setembro passado e elementos das chamadas ANTENAS, que apenas contêm informação sobre o número total de acidentes e vítimas registado por distritos.

Os resultados definitivos só serão divulgados em Março, mas estes ainda não incluirão os mortos a 30 dias, que só serão publicados em Setembro. Estes dados contabilizam as vítimas cujo óbito ocorra no local do acidente ou durante o percurso até à unidade de saúde, mas também as que ocorrem nos 30 dias seguintes ao acidente.

Esta contabilidade, realizada na maioria dos países da União Europeia, está a ser feita em Portugal apenas desde 2010. Nesse ano o total de mortes nas estradas chegou às 937, mais 196 do que as inicialmente contabilizadas.  Até Abril do ano passado, os últimos dados disponíveis, tinham morrido na sequência de acidentes de viação 220 pessoas, mais 51 pessoas do que as registadas no local do acidente ou durante o percurso até à unidade de saúde.

* A redução resulta principalmente de:
- Visibilidade maior da ANSR, nota mais que positiva.
- Muito menos veículos nas estradas.

O facto é que os números são ainda elevados porque os portugueses gostam da guerra civil do alcatrão, são mal educados, só com leis mais duras para punir quem conduz sob o efeito do álcool, manobras perigosas e demasiada velocidade.

.

Sem comentários: