27/12/2012

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HOJE NO
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Governo confirma venda da ANA 
aos franceses da Vinci por 3080 
milhões de euros 

O governo escolheu a proposta dos franceses da Vinci para a privatização da ANA por 3080 milhões de euros. "A proposta era a que apresentava o valor mais elevado mas também a  mais interessante", explicou a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque.

Na corrida estavam também os alemães da Fraport, a Zürich Airports e os argentinos da Corporación América.
"A proposta prevê que Lisboa seja centro do seu negócio aeroportuário com planos significativos de crescimento", explicou, em conferência de imprensa. A alienação da empresa eleva as receitas de privatização para 6,4 mil milhões de euros, superando a meta de 5,5 mil milhões de euros estabelecida com a troika.
Tal como o i avançou na edição de hoje, o grupo francês era apontado desde o início como o favorito na corrida pela privatização da ANA.
A privatização da ANA abrange os aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Ponta Delgada, Santa Maria, da Horta, Flores e o designado terminal civil de Beja.

O ministério da Economia já tinha garantido que a concessão será feita por 50 anos, mas poderá ser extensível dependendo da existência ou não de um projecto aceite pelo Estado relativo ao novo aeroporto de Lisboa e à sua exploração.
O gabinete de Álvaro Santos Pereira garantiu ainda que estão previstos, ao abrigo da concessão, "a manutenção e o desenvolvimento e a qualidade dos aeroportos nas zonas onde os mesmos se situam, nomeadamente, dos aeroportos que não têm rentabilidade por si mas que são ferramentas fundamentais para o trânsito de passageiros".

Com vista a melhorar "a eficiência e a gestão dos aeroportos, está também prevista a apresentação de um plano estratégico a cada cinco anos, discutido com o regulador, com a empresa de navegação aérea e com o Ministério da Defesa", disse o secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, quando foi aprovada a alienação da empresa em Conselho de Ministros no início de Dezembro.

O grupo Vinci gere actualmente nove aeroportos em França e três no sudeste asiático. A empresa francesa está presente em mais de 100 países e tem concessões rodoviárias, ferroviárias e gestão de parques de estacionamento. Em Portugal, é accionista da Lusoponte, concessionária das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril até 2030.

* Aguardemos para ver se vão haver negociatas...

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