17/12/2012

.

 HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Rainha Isabel II vai assistir 
ao Conselho de Ministros 

A Rainha Isabel II vai participar amanhã no seu primeiro Conselho de Ministros, anunciaram hoje o Palácio de Buckingham e um porta-voz do primeiro-ministro David Cameron. Trata-se de um envolvimento real que não acontecia desde há um século. 

 Apesar de, historicamente, os monarcas britânicos presidirem ao Conselho de Ministros, o último a honrar esta prática foi a Rainha Victoria, trisavó da Rainha Isabel II, falecida em 1901.
A atual Rainha, de 86 anos, vai assistir "enquanto observadora", àquele que será o seu primeiro Conselho de Ministros, para marcar o seu Jubileu de Diamante, em celebração dos 60 anos de reinado, declarou o seu porta-voz. 

Ela estará presente durante "pelo menos 30 minutos" e dever-se-á sentar ao lado do primeiro-ministro David Cameron e à esquerda do ministro dos Negócios Estrangeiros, William Hague, afirmou o Palácio de Buckingham,

"Um presente ser-lhe-á oferecido para marcar o seu Jubileu de Diamante", por ocasião desta visita "há muito planeada", acrescentou o porta-voz de Downing Street. 

* Apesar de sermos republicanos não temos dúvidas que Isabel II projecta uma imagem de coerência notável.
Nós por cá, nos idos de 80, o então primeiro ministro Sá Carneiro convidou o então candidato Soares Carneiro para assistir a um Conselho de ministros, atitude claramente hostil a Ramalho Eanes, que tempos mais tarde deu uma abada de quase um milhão de votos nas eleições presidenciais, ao candidato Carneiro. 
Mesmo com o show off das exéquias fúnebres do malogrado primeiro ministro e acompanhantes, o povo português não deu hipóteses a um general conotado com o anterior regime.

.

Sem comentários: