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ONTEM NO
"PÚBLICO"
"PÚBLICO"
PÚBLICO divulga lista dos cursos superiores que terão de encerrar
Uma centena de cursos superiores foram chumbados pela Agência de
Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A pesquisa está disponível
online, para qualquer pessoa. O PÚBLICO revela os que conseguiu apurar e
confirmar.
O processo de avaliação dos cursos do ensino superior pela Agência de
Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) deu prioridade àqueles
que apresentavam piores indicadores. Este facto justifica os resultados
da primeira fase do trabalho daquele organismo, que mandou fechar 107
formações nas universidades e institutos politécnicos nacionais, cerca
de um quarto do total dos casos analisados.
Esta análise envolve cursos de licenciatura, de mestrados e de doutoramento.
A
Universidade Lusófona é a instituição com mais cursos em risco: são 20
os que não foram acreditados, dez dos quais em Lisboa e os restantes dez
no Porto. O administrador da Universidade Lusófona, Manuel Damásio, disse neste domingo, em declarações à Lusa, que muitos dos cursos que não foram acreditados pela agência “já não funcionavam, na prática, há anos”.
A
lista apurada a partir da base de dados pesquisável é a que se segue.
Para confirmar a situação de outras formações que não constam desta
lista, é recomendável que se faça a busca através da ferramenta online disponibilizada pela agência.
À
frente do nome de cada curso encontra-se uma legenda que se refere ao
grau atribuído no fim do ciclo de estudos: (L) para licenciado; (M) para
mestre e (D) para doutor.
Universidade dos Açores
Ciências da Engenharia Civil (L)
Estudos Portugueses (D)
Universidade do Algarve
Física (D)
Universidade de Aveiro
Medicina (M)
Universidade da Beira Interior
Arquitectura (D)
Letras (D)
Universidade de Évora
Física (D)
Psicologia (D)
Universidade da Madeira
Letras (D)
Engenharia Civil (D)
Ciências do Desporto (D)
UTAD
Direcção de Comunicação Empresarial (D)
Gestão (D)
Arquitectura (D)
IP Beja
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Saúde
Mestrado de Enfermagem em Saúde Comunitária (M)
IP Beja
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
Solicitadoria (L)
Instituto Piaget
Escola Superior de Educação de Arcozelo
Escola Superior de Educação de Arcozelo
Administração e Gestão Escolar (M)
Ensino Educação Musical no Ensino Básico (M)
Instituto Piaget Viseu
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação (M)
Psicologia Clínica e da Saúde (M)
Instituto Piaget Almada
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação (M)
Instituto Piaget Santo André
Gestão de Recursos Humanos (M)
Escola Superior de Saúde Piaget Gaia
Ciências da Enfermagem
Escola Superior de Saúde Piaget Nordeste
Ciências da Enfermagem
Escola Superior de Saúde Piaget Algarve
Ciências da Enfermagem
CESPU
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa
Enfermagem Oncológica (M)
Enfermagem Comunitária (M)
Enfermagem de Reabilitação (M)
CESPU
Instituto Superior Ciências da Saúde – Norte
Instituto Superior Ciências da Saúde – Norte
Ciências Forenses e Criminais (L)
Ciências Forenses (M)
CESPU Bragança
Psicologia (L)
Ensinus
Economia (L)
Universidade Portucalense
Educação (D)
Gestão (D)
Estudos de Solicitadoria (M)
Informática (D)
Estudos em Direito (D)
Escola Universitária de Artes de Coimbra (ARCA)
Ensino de Artes Visuais (M)
Ensino Educação Visual e Tecnológica (M)
Universidade Lusófona
Ensino de Biologia e Geologia (M)
Ensino de Física e Química (M)
Ciência Política (D)
Ciências Dermato-cosméticas (M)
Cuidados Continuados Integrados (M)
Ensino de Filosofia (M)
Ensino de História e Geografia (M)
Ciências Aeronáuticas (L)
Psicologia do Trabalho em Contextos Internacionais e Interculturais (M)
Psicologia da Educação (M)Universidade Lusófona Porto
Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais (D)
Ciências da Educação – Educação e Bibliotecas (M)
Solicitadoria (L)
Direito (M)
Marketing e Publicidade (M)
Ciências Aeronáuticas (L)
Economia (L)
Psicologia Forense (M)
Psicologia Clínica e da Saúde (M)
Arquitectura (M)
Fundação Fernando Pessoa
Biotecnologia e Saúde (D)
Enfermagem (M)
ISAL
Lisboa
Lisboa
Contabilidade e Finanças (L)
ISLA
Leiria
Leiria
Psicologia Social e Organizacional (M)
Psicologia (L)
ISLA
Gaia
Gaia
Psicologia (L)
Psicologia da Educação (M)
Escola Universitária Vasco da Gama
Arquitectura (M)
Universidade Lusíada
Famalicão
Famalicão
Economia (D)
Instituto Superior de Novas Profissões
Comunicação Pública e Autárquica (L)
Jornalismo (L)
Instituto Superior de Ciências Educativas
Ensino do 1º. e do 2º. Ciclo do Ensino Básico (M)
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico (M)
Instituto Superior de Ciências Educativas
Felgueiras
Felgueiras
Educação Musical (L)
Inglês/Espanhol (L)
Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico (M)
Educação Pré-Escolar (M)
Instituto Superior de Comunicação Empresarial
Comunicação Empresarial (L)*
Comunicação Empresarial (M)*
*
Os cursos referidos não foram acreditados como formações
universitárias. Porém, após recurso, a A3ES foi informada de que a
instituição requereu, junto do Ministério da Educação e Ciência, a passagem
a escola de ensino superior politécnico; por essa razão, a mesma
agência acabou por acreditar ambos os cursos, de forma condicionada,
pelo período de um ano, como ciclos de estudo de ensino politécnico.
Instituto Superior D. Afonso III
Psicologia Clínica (M)
Multimédia (L)
Psicologia (L)
Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário (M)
Gestão de Recursos Humanos (M)
Instituto Superior De Ciências Da Saúde Egas Moniz
Segurança Alimentar e Saúde Pública (M)
Psicologia Forense e Criminal (M)
Universidade Autónoma De Lisboa Luís De Camões
Economia (D)
Psicologia (D)
Universidade Atlântica
Ambiente, Território e Desenvolvimento Sustentável (M)
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
Solicitadoria
Psicologia
Instituto Superior D. Dinis
Solicitadoria (L)
Instituto Superior de Administração e Gestão
Desenvolvimento de Destinos Turísticos (M)
Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos
Design
Instituto Superior de Ciências Empresariais E Do Turismo
Marketing e Comércio Internacional (M)
Instituto Superior de Entre Douro E Vouga
Solicitadoria (L)
Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Envelhecimento - Promoção da Saúde/Prevenção da Doença
Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
Radiologia e Imagiologia
Como o PÚBLICO noticiou na sábado, há cerca de
três anos, a A3ES começou a avaliação doo ensino superior, recolhendo
indicadores que lhe permitiram ter uma primeira noção da forma como as
formações estavam a ser conduzidas. Depois de uma primeira fase em que
desapareceram cerca de 800 licenciaturas, mestrados e doutoramentos com
problemas já identificados, por iniciativa das instituições a agência
ficou ainda com uma amostra de 850 formações com indicadores
negativos.“Voltamos a falar com as universidades para perceber o que
podia ser feito”, conta alberto Amaral. Depois de uma nova fase de
encerramento de cursos, sobraram os 420 agora analisados. O presidente
da A3ES justifica também uma sobre-representação das instituições de
ensino superior privadas nesta lista pelo facto de ter havido “maior
rigor” do sector público na fase de encerramento voluntário dos cursos.
Segundo
Alberto Amaral, os restantes 3000 cursos que ainda não têm avaliação
definitiva, tiveram uma aprovação preliminar, com base nos primeiros
indicadores recolhidos. A análise das condições de funcionamento dessas
formações vai ser agora prolongada ao longo dos próximos cinco anos, à
razão de cerca de 700 cursos anuais avaliados pela A3ES. Nesta nova
fase, o responsável espera ter melhores resultados, reduzindo a
percentagem de cursos “chumbados” para valores residuais.
Quanto
aos 420 cursos já avaliados, 45 não merecem reparos, enquanto 242 foram
“aprovados preliminarmente”, merecendo considerações da A3ES que devem
ser corrigidas a breve prazo. Já os 107 cursos encerrados, têm agora
dois anos para serem encerrados, deixando de admitir novos alunos e
mantendo-se apenas em funcionamento para quem quiser conclui-los. Mas os
estudantes podem optar por pedir transferência para outras formações
dentro da instituição que frequentam ou mesmo numa outra.
O
encerramento do curso pela não acreditação tem por base o não
cumprimento das normas legais aplicadas ao sector do ensino superior,
entre os quais a qualificação do corpo docente tem particular relevado,
havendo obrigatoriedade de um número mínimo de professores com
doutoramentos e de um número máximo de docentes a tempo parcial nas
instituições.
* Não custa perceber a gente que temos nestes governos, a (DE)FORMAÇÃO começa num lugar que devia ser insuspeito, a escola.
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