05/11/2012

.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Hospitais do SNS desviavam para privado 

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, admitiu hoje que há uma comunicação indesejável entre os hospitais do serviço público e do privado no âmbito da atividade cirúrgica. E admitiu ainda que havia hospitais a produzir mais fora do horário normal para receber as remunerações acrescidas associadas a este programa.

Esta foi uma das razões que levou o ministro a alterar a legislação relativa a este programa e a deixar de o considerar um programa à parte, passando a ficar na dependência direta dos hospitais. 

Até agora, o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), era um programa vertical, ou seja, independente e gerido diretamente pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), mas o objetivo é que o mesmo passe a ser gerido e integrado na esfera dos hospitais. 

Questionado no Parlamento pelo deputado Manuel Pizarro, do PS, sobre os riscos que o "fim" deste programa teria em termos de aumento das listas de espera, Paulo Macedo referiu que, "de facto, quando damos esta responsabilidade aos hospitais é para terem melhor controlo da sua produção e não irmos produzir mais à tarde do que de manhã para o SIGIC, como acontece, e para não haver comunicação indesejável entre publico e privado". 

* A comunicação indesejável a que o ministro alude significa vigarice da grossa, com milhões de euros a serem desviados para os hospitais dos banqueiros.

.

Sem comentários: