07/11/2012

 .
 HOJE NO
"PÚBLICO"

Portugueses contam gastar 
até 126 euros em presentes de Natal 

Este ano, as famílias vão ter menos presentes para trocar na noite de Natal. De acordo com um estudo do Observador Cetelem, os portugueses tencionam gastar em média até 126 euros em prendas, menos 66 euros do que no ano passado. É no Norte do país que mais se vai sentir a crise.

Em 2011, os consumidores esperavam gastar até 192 euros no Natal, mas este ano as intenções de compra caíram 35%. Apenas 19% dos inquiridos pelo Observador Cetelem pretende gastar o mesmo que no ano passado.

Segundo o estudo do Observador Cetelem, que envolveu uma amostra de 500 pessoas entre os 18 e os 65 anos, o valor de cada presente também será menor este ano. Os portugueses esperam gastar em média até 25 euros por oferta, enquanto que em 2011 admitiam gastar 32 euros.

Os habitantes da região Norte são os que mais vão cortar na despesa – 86% dos inquiridos admite gastar menos. No Centro do país, é maior a tendência para manter o valor do ano passado. Na comparação entre classes sociais, não há grandes supresas: é a classe baixa que mais vai sentir a crise, com 92% das pessoas a dizer que vai reduzir o valor gasto em prendas. Ainda assim, 76% dos inquiridos pertencentes à classe alta também admite desembolsar menos dinheiro.

O inquérito revela ainda que 22% dos consumidores pretende gastar no máximo 75 euros em todas as ofertas de Natal, 15% admite gastar entre 151 e 250 euros e apenas 5% espera gastar mais de 250 euros. Em 2011, as intenções de compra superiores a 250 euros situavam-se nos 17%.

* O Natal está definitivamente transformado numa festa pagã  com um pouco mais de importância que o Halloween. 
Longe vai o tempo da devoção, do presépio, desde há vinte e cinco anos que o vermelhusco, perdão, encarnado Pai Natal deu um chuto no menino Jesus e promoveu a voragem consumista.
A hierarquia católica assiste a essa adulteração pacificamente e depois insurge-se contra manifestações cívicas dos mais desfavorecidos.

.

Sem comentários: