12/10/2012

 .
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Mais 10 mil licenciados 
no desemprego num mês 

O número de indivíduos com formação superior inscritos como desempregados nos centros de emprego subiu em dez mil no espaço de um mês, segundo o Instituto de Emprego e Formação Profissional 

As estatísticas mensais do IEFP revelam que o número total de desempregados inscritos nos centros de emprego chegou aos 683557 em setembro, número 23,4% superior ao que se verificava no mesmo mês do ano passado.

Destes desempregados, 93430 têm o ensino superior. Em agosto, havia 83497 licenciados no desemprego. Este aumento muito substancial poderá estar relacionado com a chegada ao mercado de trabalho em setembro de muitos estudantes que concluíram o curso.
O número de desempregados com ensino superior é superior em 45,2% ao que se registava em setembro do ano passado.

A quota dos licenciados no número total do desemprego registado subiu em setembro para 13,7%, bastante acima dos 11,6% que se registavam no período homólogo.
Ainda assim, o maior grupo de desempregados continua a ser os que têm o ensino básico (até ao nono ano), que representam 59 por cento do total do desemprego registado. 

Os dados do IEFP são relativos ao desemprego registado, ou seja, aos desempregados inscritos em centros de emprego.
A taxa de desemprego oficial é calculada através de um inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE). No segundo trimestre, a taxa era de 15 por cento da população ativa, o equivalente a 827 mil pessoas.
O Governo prevê que este ano a taxa de desemprego atinja os 16%.

* O lirismo serôdio deste governo quer que o desemprego atinja os 16% quando na realidade já os ultrapassou!

.

Sem comentários: